Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
DOMÍNIOS DE COMPETÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL
Kênia Lara Silva, Roseni Rosângela de Sena, Fernanda Lopes de Araújo, Fernanda Batista Oliveira Santos, Izabela Thais Magalhães Neto

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


Apresentação: Este estudo aborda domínios de competências para a promoção da saúde definidos em consensos internacionais: comunicação; liderança; catalisação de mudanças; parceria; advocacia em saúde e planejamento, avaliação e pesquisa. Acredita-se que esses devem ser norteadores do ensino em promoção da saúde. O objetivo do estudo é analisar domínios de competências em promoção da saúde desenvolvidos em cursos de graduação em enfermagem no Brasil e identificar os momentos do curso em que esses domínios são desenvolvidos. Desenvolvimento: Trata-se de resultados parciais de um estudo de abrangência nacional. Os dados foram obtidos a partir de um questionário on line enviado a 531 cursos de enfermagem registrados na base de dados do e-MEC. Destes, 190 responderam, a maior parte do Sudeste (91) e Nordeste (32). Os Estados com maior número de respostas foram Minas Gerais (42) e São Paulo (33). Resultados: Entre os domínios de competências para a promoção da saúde nos cursos de graduação, 99,5% das Escolas afirmam desenvolver a Comunicação e a Liderança; seguido de Catalisação de mudanças e Parceria em 97,3%. As competências Planejamento, avaliação e pesquisa são desenvolvidas em 93,6% e Advocacia em saúde em 92%. Os domínios de competência são desenvolvidos principalmente ao longo do curso em 86,3% das escolas respondentes. Considerações finais: Os cursos de enfermagem do país afirmam trabalhar os domínios de competências para a promoção da saúde ao longo do curso, o que sugere uma formação profissional abrangente e condizente com as necessidades de mudança no modelo de atenção à saúde.

Palavras-chave


Promoção da Saúde, Educação Baseada em Competências, Enfermagem

Referências


1. Allegrante JP, Barry MM (co-chairs). Toward Domains of Core Competency for Building Global Capacity in Health Promotion: The Galway Consensus Conference Statement. Health Educ Behav, June 2009; (36): 3.

2. Dempsey C, Battel-Kirk B., Barry MM. The CompHP Core Competencies Framework for Health Promotion. IUPES: Paris. 2011.