Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VER-SUS Sergipe: A metodologia Josué de Castro no processo de formação em saúde
kalil Luno Cardoso Silva, Rogério Andrade dos Santos

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


O VER-SUS (Vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde) é um programa de educação permanente do Ministério da Saúde que possibilita aos participantes experimentarem o processo de aprendizagem no cotidiano de serviços de saúde junto aos trabalhadores, usuários, gestores e movimentos sociais. Em Sergipe, a vivência aconteceu a partir da metodologia Castro que utiliza o espaço do próprio movimento social como base para sua formação e procura valorizar o trabalho manual intercalado com o trabalho intelectual ou educativo e possui como princípios filosóficos a educação para a transformação social, trabalho, cooperação, para as várias dimensões da pessoa humana, para valores humanistas e socialistas, para processo permanente de formação e transformação humana. O objetivo deste trabalho é entender as contribuições da metodologia para vivência e para a formação em saúde dos participantes. A edição do VER-SUS 2015/2 teve como alojamento o espaço de formação Canudos, assentamento do MST no povoado Quissamã – Nossa Senhora do Socorro e vivencias em vários assentamentos de reforma agrária do Estado de Sergipe e a rede de saúde da cidade de Aracajú, contando com a presença de alunos de diversos cursos, regiões, idades e cursos da área da saúde. Os sessenta participantes (viventes e facilitadores) foram divididos em núcleos de base (NB) com dez pessoas para as formações em plenárias, palestras, rodas de conversas, vivências nas atenções primárias, secundárias do SUS e outros assentamentos e acampamentos do MST e MOTU (Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos) compondo a formação intelectual, além disso, os viventes tiveram tarefas a serem divididas de acordo com as demandas no espaço de formação do MST. As tarefas eram a alvorada para despertar e organizar uma chamativa para o restante dos viventes ao acordar e antes dos espaços de formação, limpeza de banheiros, pátio e refeitório, além de servir as refeições e realizar a mística que é uma apresentação lúdica reflexiva referente ao tema do eixo debatido ou vivenciado no dia. Foram distribuídas também tarefas individuais como a limpeza de artigos de uso individual como: pratos, talheres e roupas. Cada NB possuía um coordenador geral vivente, um secretário diário, facilitador e os demais viventes. Esta experiência resultou na contribuição da formação dos estudantes em saúde; despertou comprometimento dos participantes na militância em saúde pelo seu engajamento nos movimentos sociais e estudantis; motivou o trabalho em equipe multidisciplinar pela diversidade de cursos trabalhando em equipe; incitou responsabilidades coletivas e individuais pelas tarefas executadas que cumprem o papel de trabalho manual proposto pela metodologia.

Palavras-chave


VER-SUS; Metodologia Josué de Castro; Trabalho Educativo

Referências


Metodologia para Facilitadores Movimento Estudantil de Terapia Ocupacional. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:PYSBRtK1MOYJ:xa.yimg.com/kq/groups/20625652/1371867279/name/Metodologia%2Bpara%2BFacilitadores.pdf+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em  25 de setembro de 2015.