Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
QUALIDADE DE VIDA DOS DISCENTES DO ILATIT DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA(UNILA)
MICHAEL ALBERTO GUTIERREZ SANCHEZ, GLADYS AMELIA VELES BENITO, ALESSANDRA CRISTIANE SIBIM

Última alteração: 2015-12-05

Resumo


A Organização Mundial da Saúde define a qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. São uma ampla variedade de conceitos que são afetados de maneira complexa pela saúde física, estado psicológico, crenças pessoais e as relações nos aspectos sociais. O objetivo desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos discentes da UNILA matriculados no período de 2013 especificamente pertencentes ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia Infraestrutura e Território (ILATIT). Conhecendo a população de estudo, calculou-se o tamanho amostral para estimadores de proporção, considerando 95% de confiança. Os alunos foram sorteados aleatoriamente e a estes foram aplicados dois instrumentos para a coleta de dados, em um primeiro momento foi aplicado um questionário que permitiu traçar um perfil socioeconômico e demográfico, e em seguida os discentes vinculados ao ILATIT responderam às questões que são apontadas pra medir a qualidade de vida, conforme ao questionário readequado Whoqol-bref de 1994. Com relação aos aspectos éticos todas as diretrizes e normas da Resolução nº 466/12 foram contempladas assegurando a confidencialidade de todas as informações. Dos 137 estudantes entrevistados 30,66% são do sexo feminino e 69,34% são do sexo masculino. A média das idades é de 23 anos. Questionados sobre a percepção de sua qualidade de vida 54.02% avaliam como boa, 6.57% como ruim e 39.42% nem ruim e nem boa. Quanto à nacionalidade 30,66% são Brasileiros, 31,39% são Paraguaios, 7,30% são Uruguaios os demais provêm dos outros países da América Latina. Avaliou-se se há relação destas variáveis com aspectos que definem a qualidade de vida dos acadêmicos do instituto estudado. A diversidade de nacionalidades, atrelado à faixa etária e a sua formação escolar nos aponta a complexidade e diversificação quanto à concepção do que seja a qualidade de vida para estes estudantes. Com relação à satisfação com a saúde, os chilenos são os mais satisfeitos seguidos dos paraguaios. Os mais insatisfeitos com a sua saúde são os colombianos, em relação às outras nacionalidades. A partir desta pesquisa realizada, contribuiremos com o delineamento de diretrizes por parte dos diversos setores da UNILA de forma a melhorar a convivência e o rendimento escolar dos discentes nos cursos que vêm desenvolvendo. Acredita-se também que a pesquisa abrirá um leque amplo de temas a serem pesquisados com as comunidades discentes de outras universidades, a fim de conhecer diversos aspectos que possam influenciar na qualidade de vida dos estudantes.

Palavras-chave


Ensino superior; saúde escolar; América Latina; diversidade cultural.

Referências


-                    LAMPERT. E. El declive de la universidad pública: la interface de una ideologia, 2005. vol. XXVII, núms. 109-110, pp. 84-116.


-                    RIZZATTI. G, RIZZATTI. G, ALBUQUERQUE. B. TISSOT. L, RIZZATTI. G, RIZZATTI. G. Programa de qualidade para universidades públicas e privadas: na perspectiva da melhoria dos serviços prestados aos Múltiplos usuários. Argentina, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96851. Acesso em: 24. Set, 2013.


-                    OLIVEIRA, Raquel Aparecida de; CIAMPONE, Maria Helena Trench. A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 15, n. 2, June  2006 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000200009&lng=en&nrm=iso>. access on 30  Sept.  2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072006000200009.


-                    OLIVEIRA, J. A C. Qualidade de vida em estudantes universitários de educação física. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP, 1999.


-                    STALLIVIERI, Luciane. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior.La internacionalización y la cooperación universitaria. Buenos Aires: Red Latinoamericana de Cooperación Universitaria, 2002.


-                    ARROSA, M.S. A Educação Superior No Brasil. Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe IESALC – Unesco – Caracas. Brasil, 2002.


-                    SGUISSARDI, V. Modelo de Expansão da Educação Superior no Brasil: Predomínio Privado/Mercantil e Desafios para a regulação e a Formação Universitária. Educ. Soc, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 991-1022, set./dez. 2008 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>


-                    PINTO, José Marcelino de Rezende. O acesso à educação superior no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 88, Oct.  2004.   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000300005&lng=en&nrm=iso>. access on  2  Oct. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000300005.


-                    Bonomi, A., Patrick, D., Bushnell, D., e Matin, M. (2000). Validation of the United States’ version of the World Health Organization Quality of Life (WHOQOL) instrument. Journal of Clinical Epidemiology, 53, 1-12.


-                    Fleck, M.P. (2008). Problemas conceituais em qualidade de vida. In M.P. Fleck et al. (Eds.), A Avaliação de Qualidade de Vida: Guia para Profissionais de Saúde (pp. 19-28). Porto Alegre: Artmed.


-                    Pais-Ribeiro, J. (1994). A importância da qualidade de vida para a psicologia da saúde. Análise Psicológica, 2-3(XII), 179-191.


-                    WHOQOL Group (1993). Study protocol for the World Health Organization project to develop a Quality of Life assessment instrument (WHOQOL). Quality of Life Research, 2, 153-159.


-                    WHOQOL Group (1995). The World Health Organization Quality of Life Assessment (WHOQOL): Position paper from the World Health Organization. Social Science e Medicine, 41 (10), 1403-1409.

-                     Fleck MP, Louzada S, Xavier M, Ca c h a m ovich E,Vieira G, Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Rev Saúde Pública 1999; 33:198-205.