Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CORPO E SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jéssica Damasceno de Santana, Raquel de Alcântara, Nadirlene Pereira Gomes, Luana Moura Campos, Jordana Brock Carneiro, Kátia Cordélia Cunha Cordeiro, Raiane Moreira dos Santos, Fernanda Matheus Estrela

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Introdução: A modelagem do corpo feminino e sua representação podem ser consideradas resultado da construção do ser mulher na sociedade. Essa representação norteia as maneiras de se vestir e se comportar das mulheres, em sua maioria em um contexto de submissão em relação aos homens. Objetivo: Relatar a experiência de vivência de um ciclo de oficinas sobre a reflexão acerca da construção social do corpo e sexualidade. Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação em um ciclo de oficinas sobre a construção social do corpo e sexualidade promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, Gênero, Saúde e Enfermagem (GEM) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa: Violência, Saúde e Qualidade de Vida (Vid@) da Escola de Enfermagem da UFBA. As atividades, que ocorreram em três encontros, foram realizadas com discentes da graduação em enfermagem da Universidade Federal da Bahia e abordaram os seguintes temas: Corpo e Sexualidade; Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos. Resultados: As ações permitiram reflexões sobre as construções sociais de gênero e suas implicações para a imagem corporal. Além disso, possibilitou discussão sobre como se dá a difusão dessas construções através dos meios de comunicação. Foram confeccionados pelas participantes a representação do seu corpo em massa de modelar. Discutiu-se também sobre os conceitos de sexualidade através das cores representadas nas imagens. Considerações Finais: A construção histórica de educação patriarcal faz com que o indivíduo não se perceba inserido em um universo de papéis sociais pré-estabelecidos, o que dificulta a ressignificação das relações de gênero e a reflexão do que é ser mulher e homem. Dessa forma, torna-se imprescindível a promoção de reflexão e debates sobre a temática visando à desconstrução dos papéis sociais.

Palavras-chave


Identidade de Gênero; Sexualidade; Feminismo; Educação; Enfermagem.

Referências


CASTRO, Ana Lúcia. Culto ao corpo e sociedade: mídia, estilos de vida e cultura do consumo. 2. ed. São Paulo: FAPESP, 2007.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia e educação da mulher: uma discussão teórica sobre modos de enunciar o feminino na TV. Estudos Feministas. n.N. 2, p.586-599, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8642.pdf>. Acesso em: 18 de agosto de 2015.

MATOS, Auxiliadora Aparecida; LOPES, Maria de Fátima. Corpo e gênero: uma análise da revista TRIP Para Mulher. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 61-76, jan/abr, 2008.

TERUYA, Teresa Kazuko; TAKARA, Samilo. Educação de mulheres em revista: currículo, gênero e consumo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 279-301, jan./jun, 2014.