Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PORTFÓLIO, UMA ESTRATÉGIA: APRENDER SENTINDO
ELIZA HIDALGO, Marcia Regina Martins Alvarenga, Cibele de Moura Sales

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Portfólio é um instrumento de acompanhamento do processo ensino/aprendizado dialógico, que possibilita a alunos e docentes conversarem entre si durante o processo educativo. O portfólio permite a organização dos estudos dentro de um padrão predeterminado, o documento deve ser organizado para estabelecer limite nos aspectos da data de entrega de forma a disciplinar conduta, no processo de ação-reflexão-ação. Nesse sentido, compreender o portfólio é de suma importância para a formação do estudante da área de saúde, pois contribui para o desenvolvimento da capacidade reflexiva. No curso de Enfermagem usar portfólio é o mesmo que refletir sobre as concepções que dão base as atividades docentes e discentes, por isso é importante destacar que o processo de ensino-aprendizagem tem como fundamento três aspectos: “(1) a viabilização de atividades que contemplem a interdisciplinaridade bem como o trabalho em equipe multiprofissional, buscando a apreensão da realidade profissional em sua totalidade, pela compreensão de seus determinantes e das ações inerentes ao processo de trabalho; (2) a busca de alternativas metodológicas que estimulem a participação ativa do estudante no processo de ensino e aprendizagem, num processo contínuo e coletivo do corpo docente; (3) ampliação de cenários de ensino-aprendizagem para os diversos espaços de saúde da rede SUS”. Portanto, o portfólio é a ferramenta do processo de ensino-aprendizagem que oportuniza uma reflexão sobre o processo de aprender a aprender, é uma ferramenta que promove a identificação de potencialidades da própria aprendizagem. Pois, ao usar essa ferramenta o estudante de enfermagem passa a refletir sobre as formas como recebeu os ensinamentos, como se aprendeu e se avaliou. Levando em consideração que o estudante de enfermagem é um profissional em formação “generalista, humanista, crítica e reflexiva”, por isso precisa ter qualificação para o exercício da profissão dentro do “rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos”, mas acima de tudo necessita “conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes”, com capacidade de “atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano”.  Nesse sentido, pode-se dizer que o portfólio é uma experiência singular, que nos questiona a todo o momento; com ele é possível compartilhar ideias, emoções e posicionamentos. São registros cotidianos, que remetem a fatos plenos de significado que certamente irão guiar o docente a enxergar a ótica vista pelo aluno. Desafios novos enriquecem o nosso intelecto e nossa alma, veem para nos despertar para práticas diferentes, nos convida a experimentar novas vivências.  Sendo assim, o portfólio é visto como facilitador da reconstrução e reelaboração, já que sua elaboração oferece oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes na compreensão da realidade, ao mesmo tempo em que possibilita introduzir mudanças necessárias imediatas, quanto podem ainda contribuir para a autoavaliação do próprio corpo docente. O objetivo desse relato é a utilização do portfólio na avaliação do processo ensino-aprendizagem do discente e as implicações docentes nesse processo. Descrição da experiência: Esse relato de experiência é sobre a utilização do portfólio nas aulas práticas no 2º ano na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que ocorrem nas Estratégias de Saúde da Família no município de Dourados. Os alunos são orientados a entregar no final a construção de um portfólio: quanto mais variados forem os registros do processo de ensino-aprendizagem que compuserem o portfólio, mais rico e de maior utilidade ele será.  O produto entregue no final de cada grupo mostrou o quanto a criatividade, a sensibilidade e a percepção de cada aluno podem ser desmistificadas e incentivadas; foram entregues 15 portfólios, construídos das mais diferentes formas (manuscritos, digitalizados, com fotografias, estudos de caso, mapas, vídeo, etc.), fundamentando o debate  com a busca na literatura. Resultados: O portfólio é visto como facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, do processo de ensino-aprendizagem ao longo de um curso ou de um período de ensino, já que sua elaboração oferece oportunidade de refletir sobre o progresso dos estudantes na compreensão da realidade, ao mesmo tempo em que possibilita introduzir mudanças necessárias imediatas, quanto podem ainda contribuir para a autoavaliação do próprio corpo docente. O portfólio possibilitou ao aluno reflitir sobre ser um autor de sua caminhada, capaz de construir as estratégias necessárias a cada momento ou situação, criativo para buscar novas linhas de ação, capaz de entender suas emoções e sentimentos. O produto entregue e apresentado (portfólios) evidenciou a habilidade de comunicação escrita, questões relacionadas ao SUS. À medida que os conteúdos eram trabalhados na disciplina, os alunos foram adquirindo a capacidade de relacionar esses conteúdos e discutir criticamente desenvolvendo senso crítico. Considerações Finais: A construção do portfólio me possibilitou avaliar o processo de ensino-aprendizagem, permitindo a reflexão sobre a utilização da ferramenta, suas implicações, desdobramentos e potencialidades levando a discussões e visões que não seriam percebidas se esta ferramenta não tivesse sido utilizada. Nesse sentido, posso afirmar que o uso do portfólio foi um processo que trouxe enriquecimento à aprendizagem de forma geral, pois foi possível destacar que é na prática que se constrói o saber, da reflexão diária daquilo que se enfrentará diante da realidade no assistir e cuidar das pessoas de modo geral. A percepção que o aluno faz com correlação da teoria e a prática vivenciada. Assim pretende-se com esse relato vislumbrar o quanto essa ferramenta deve ser valorizada, a expansão de possibilidades da prática docente para a implementação das metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem.  

Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem. Portfolio, Enfermagem.

Referências


1Reinaldo AMS, Gonçalves AM, Costa ASSM. Portfólio: uma estratégia para a ação docente na licenciatura em enfermagem. REAS Revista de Enfermagem e Atenção a Saúde, UFTM. 2012: 91-97.

 

2Tanji S, Silva CMSLMD. As potencialidades e fragilidades do portfólio reflexivo na visão dos estudantes de enfermagem. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2008 jul/set; 16(3):392-8.

 

3 Almeida, M (Org.). Diretrizes nacionais para os cursos de graduação da área da saúde.2005; 2 ed. Londrina: Rede UNIDA.

 

4 Roque LC. Reflexões: o ato de registrar e aprender com a prática pedagógica. 2014; Published on 16 de maio. Disponível em http://pt.slideshare.net/Luluroque/reflexes-34776267.

 

5 Vilas Boas BMF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus; 2008. 291p.

 

6 Alves LP. Portfólios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. 2000. UNERJ. [citado em 14 de março de 2007]. Disponível em http://www.anped.org.br/26/trabalhos/leonirpessatealves.rtf.