Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM SAÚDE: VISÃO CRÍTICA DOS TRABALHADORES DE SAÚDE NO NORDESTE BRASILEIRO
Edenubia Pereira Felix, Andrea Caprara, Valniza Araújo da Silva, Marcos Antonio Alves da Silva, Maria Salete Galvão Moreira, Carla Samya Nogueira Falcão

Última alteração: 2015-12-12

Resumo


Apresentação Durante o período de atuação como Bolsistas e Coordenadores no projeto de Qualificação de Gestores do SUS, no setor responsável pela capacitação de gestores da Escola de Saúde Pública do Ceará, foi possível observar um crescente aumento dos níveis de evasão dos gestores no decorrer dos cursos ofertados pela referida instituição.  Isto impulsionou-me a pensar sobre como estes estariam se adaptando aos métodos e tecnologias oferecidos.  Diante do exposto surgiu em nós o interesse de investigar, entre os gestores e trabalhadores de Saúde, se o pacote de conteúdos e competências oferecidas pela ESP nos cursos enquadravam-se as reais perspectivas e necessidades vivenciadas pelos trabalhadores do SUS, necessidade aqui entendida em sua dimensão objetiva relacionada ao serviço do SUS e dentro da reserva do possível. A organização do serviço em saúde e o funcionamento deste dependem de uma gestão comprometida com o serviço e possuidora de competências necessárias para torná-lo mais célere, efetivo e humano. Desenvolvimento do trabalho O presente estudo é considerado uma pesquisa-ação. Thiollent (2007, p. 16), entre as definições possíveis afirma que a pesquisa-ação “é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo”. Como sujeitos da amostra, foram entrevistados profissionais de saúde que atuam em nível estadual e municipal 4ª Região de Saúde Cearense. Em nível estadual, coordenadores das Coordenadorias Estaduais de Saúde (CRES), no município  de Baturité, Ceará  em nível regional, todos os profissionais que aceitarem colaborar com o nosso trabalho. Resultados As reflexões colhidas da vivência grupal e, dos gestores entrevistados, foram aglutinadas em torno das categorias: entendimento por parte dos participantes egressos dos Projetos de Qualificação da ESP-CE acerca das Competências profissionais na área de saúde, expectativa a respeito das competências gerenciais em saúde que este participante tinha quando iniciou um dos cursos oferecidos pelo projeto e, quais as que surgiram após as experiências vivenciadas nos cursos disponibilizados para eles, percepção da necessidade de formação específica para o desempenho profissional na saúde de acordo com as competências propostas para o gerenciamento em saúde pelo projeto, percepção de necessidade, por parte do participante, de sugerir outras

Palavras-chave


Educação baseada em competências; Educação em saúde pública; Profissional de saúde.

Referências


- André, AM, Ciampone MHT. Competências para a gestão de Unidades Básicas de Saúde: percepção do gestor. Rev Esc Enferm USP, 2007; 41(Esp):835-40.

 

- Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. NOB/RH-SUS. Resolução no  330, de 4 de novembro de 2003. Disponível em:  <http://dtr2002.saude.gov.br/sig/publicas/downloads/arquivos/NOB-RH%20SUS.doc>. Acesso em 01/03/2015 às 14:46.

 

- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão Participativa. Levantamento sobre a percepção dos prefeitos quanto ao processo de gestão do Sistema Único de Saúde. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão Participativa. – Versão Preliminar. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

 

- Ceccim, R.B.; Feuerwerker, L.C.M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41-65, 2004.

 

- Irigoin Barrenni, Maria Etienette; Vargas Zuniga, Fernando. Competência profissional: manual de conceitos, métodos e aplicações no setor de saúde. Tradução de: Hiloko Ogihara Marins; Mercilda Bartimann; Vera Keller. Rio de Janeiro: Ed SENAC Nacional, 2004.

 

- Junqueira, LAP. Novas Formas de Gestão na Saúde: Descentralização e Intersetorialidade. Saúde e Sociedade 6(2): 31-46, 1997.

 

- Lembo, P. Professor & Pesquisa (9) – Pesquisa Qualitativa. Mimeo, 2009. Disponível em: < http://pedrodemo.sites.uol.com.br/textos/profpesq9.html >. Acesso em 15/09/2014 às 16:20.

- Lotufo, M; Miranda, AS. Sistemas de direção e práticas de gestão governamental em secretarias estaduais de saúde. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 1143-1163.

 

- Suape, R, Wendhausen, ALP, Benito, GAV, Culoto, LRA. Avaliação das Competências  dos Recursos Humanos para a Consolidação do Sistema Único de Saúde no Brasil. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, 2007 Out-Dez; 16(4): 654 - 61. Disponível em: < http://www.epidemio-ufpel.org.br/proesf/biblio/Vanderlei% 202005.pdf > Acesso em 16/01/2015 às 20:15h.

- Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15ª edição. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção temas básicos de pesquisa-ação).