Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A EXPERIÊNCIA DE ENTENDER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO ESPAÇO ESCOLAR
INGRIT MEDEIROS SEEHABER, TATIANA REIDEL, BIANCA OLIVEIRA GOMES, JAQUELINE JAQUES CAMBOIM, PRISCINE SILVA DOS SANTOS

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


A educação em saúde é apresentada como produção potente de promoção de saúde inserida nos diversos cenários sociais, oportunizando o cuidado e o conhecimento em saúde, trabalhando a aprendizagem dinâmica e reflexiva através da articulação entre a teórica e a prática. Nesta linha de pensamento, enunciamos o debate da formação reflexiva e vivencial a partir da experiência do Programa de Educação Tutorial (PET) Cenários de Práticas e de Estágios Curriculares Noturnos de cursos de graduação da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade aqui apresentada relata a vivencia deste PET junto à escola Otávio de Souza de Porto Alegre/RS. A partir de levantamento realizado com os estudantes, identificou-se temas considerados relevantes e que demandaram atividades por meio de uma interlocução universidade e a sociedade. Evidenciou-se de forma expressiva questões sobre o atendimento da saúde. Há muitos equívocos no que se refere ao atendimento do SUS e as dificuldades no que tangem seu acesso. Para grande parte da população perpassa o imaginário de o que o SUS não funciona que é de má qualidade ou não tem o atendimento correto para as necessidades da população. No entanto compreende-se que com a democratização das informações é possível contribuir para que os usuários ultrapassem alguns empecilhos e acessem a rede de saúde, usufruindo seus direitos. Esse grupo PET propôs como atividade uma roda de conversa sobre o SUS na escola, com o objetivo de trabalhar com os estudantes sobre o que é o sistema, como usufruir deste serviço e quais suas portas de entrada com vistas a democratização da informação, disseminar o conhecimento sobre o sistema com vistas a evidenciar como o sistema trabalha, assim como os direitos que o cidadão possui ao usá-lo, informações sobre a rede de atendimento e quais são os seus acessos. Foram várias interlocuções com a escola o que resultou em planejamento o com coordenação pedagógica. A construção da oficina aconteceu com a abordagem por meio de roda de conversa com alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, esclarecendo dúvidas e discutindo os assuntos propostos; elaborando e distribuindo folder explicativo sobre o SUS, aplicando uma dinâmica educativa e vivencial sobre as portas de entrada do SUS. RESULTADOS: Empoderamento de estudantes sobre o SUS, a fim de ajudá-los a entender como sistema funciona e como utilizá-lo. Gerando aproximação e interlocução de saberes entre a universidade e a sociedade, democratizando as informações de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com a realização deste trabalho fica compreensível a necessidade da educação em saúde no espaço escolar. É preciso que se abram espaços de diálogo sobre os direitos à cidadania, assunto este no qual o SUS entra com sua importância na vida dos indivíduos da sociedade. Estar empoderado de conhecimento sobre como funciona o sistema, trará ao cidadão, um melhor uso dos recursos da saúde no país, os estudantes ao conhecer o sistema, entenderão mais sobre seus direitos e deveres perante à sociedade.

Palavras-chave


educação; sus; direitos