Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PERSPECTIVAS DA INSERÇÃO DA FITOTERAPIA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA SEGUNDO GESTORES E GERENTES DA SAÚDE, MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN
Nathanny Ferreira Moutinho, Vilani Medeiros de Araújo Nunes, Karina Gomes Torres, Laise Mayara Barros de Oliveira, Laianne Shirley de Azevedo Araújo, Pollyana Steffany Paiva de Lima Tocchio, Joana D‘arc de Fernandes Freitas, Josefa Waldenora da Costa

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: A utilização de plantas com fins medicinais é uma prática antiga, no Brasil, há poucas pesquisas que avaliem o grau de utilização das plantas como medicamentos. Sua aceitação por profissionais de saúde é um fato recente, muitos desconhecem sobre as terapias complementares, apesar do progressivo interesse e de aprovarem sua inclusão nos serviços públicos de saúde ou em cursos da área da saúde. As plantas medicinais tiveram a sua eficiência terapêutica e a segurança do uso avaliados e cientificamente aprovadas a serem utilizadas pela população nas suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso, baixo custo e compatibilidade cultural. O objetivo desse trabalho foi identificar o conhecimento dos Gestores e Gerentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Parnamirim/RN. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, em três etapas: levantamento bibliográfico, realização de entrevistas e interpretação e análises dos dados. Foram entrevistados 08 profissionais da saúde que estão à frente dos serviços de saúde no município de Parnamirim/RN. Resultados: Os 08 profissionais entrevistados afirmaram não ter implantado as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na ESF. No entanto, 07 deles acreditam que o programa traria benefícios à comunidade. Além disso, 05 deles utilizam as plantas medicinais como forma de medicina alternativa e reconhece os benefícios da terapêutica à qualidade de vida das pessoas embasadas em crenças populares. 04 gestores afirmaram conhecer pouco o Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, 03 disseram conhecer de forma mediana e 01 alegou não conhecer. Considerações finais: Verificou-se que grande parte dos entrevistados conhece a fitoterapia e acredita na sua eficácia, apesar do seu pouco conhecimento nessa área, como também a respeito da PNPMF. Percebe-se que o grande desafio para a consolidação do uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no município de Parnamirim/RN é a qualificação dos profissionais e incentivos financeiros por parte dos governantes. Desta forma, faz-se necessária a realização de cursos de capacitação nessa área, a fim de proporcionar a inserção de plantas medicinais e fitoterápicos como forma alternativa para o tratamento de doenças, de forma segura e eficaz para a população.

Palavras-chave


Medicamentos Fitoterápicos; Plantas Medicinais; Atenção Primária à Saúde;

Referências


VARELA, DSS; AZEVEDO, DM. Saberes e práticas fitoterápicas de médicos na estratégia saúde da família. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p.273-290, maio/ ago. 2014.

THIAGO, SCS; TESSER, CD. Percepção de médicos da Estratégia de Saúde da Família sobre terapias complementares. Rev. Saúde Pública, Florianópolis, v.45, n. 2, p. 249 – 257, ago. 2010.

FURNHAM A, BHAGRATH R. A comparison of health beliefs and behaviours of clients of orthodox and complementary medicine. Br J Clin Psychol 1993.

ROSA C, CÂMARA SG, BÉRIA JU. Representações e intenção de uso da fitoterapia na atenção básica à saúde. Cien Saude Colet 2011; 16(1):311-318.

FIGUEIREDO, C. A. de. GURGEL, I. G. D. JUNIOR, G. D. G. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis vol.24 no.2 Rio de Janeiro  2014. Disponível também em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312014000200004 >. Acesso em 09 de outubro de 2014.