Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Oficinas e Ciclo de Formação Continuada: produção e comunicação científica em Educação em Saúde Coletiva
aliriane ferreira almeida

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A Saúde Coletiva, mais ainda a Educação em Saúde Coletiva, ocupa um lugar de destaque no que diz respeito à qualificação dos profissionais que irão atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) colaborando para o seu desenvolvimento. Dentro desta perspectiva é que o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (Educasaúde) aposta que a produção dos saberes não corresponde apenas à construção do conhecimento, mas também às práticas de conhecer. A formulação de ações em rede na produção de saberes nos serve à intenção de colocar em movimento, de maneira articulada, o conhecimento, a intervenção e a autoria, incentivando a produção educativa e coletiva da saúde. Por esta razão, é preciso trazer a temática da produção, organização e comunicação do conhecimento científico para o conjunto de atores que convivem, pesquisam e atuam junto ao EducaSaúde aprimorando suas atividades e familiarizando-os com a pesquisa científica. Para isto, são propostas oficinas e ciclos de conversas com o objetivo de abrir um espaço de conversação e discussão sobre a produção e comunicação do conhecimento científico junto aos alunos e docentes da graduação/pós-graduação em Saúde Coletiva, residências integradas multiprofissionais e especializações ligadas ao EducaSaúde. As conversas serão realizadas com mediadores e convidados que desenvolvam atividades relacionadas aos eixos temáticos propostos, e a metodologia incluirá encontros presenciais e à distância. Os eixos são: 1) Produção; 2) Comunicação; e 3) Mediação de saberes. Dentro destes eixos serão feitos encontros discutindo sobre o estado da arte na produção em Educação em Saúde, teoria e fundamentação da produção acadêmica, tipologias, metodologias de pesquisa na área, ética, direitos autorais, fontes de informação, construção textual e o paradigma do “que é científico e acadêmico”, meios de divulgação e publicação, formatos, normas, repositórios, meios alternativos de publicação, critérios e métricas de avaliação da produção intelectual e institucional, produtivismo acadêmico, internet e informação em educação em saúde coletiva. Com estas ações espera-se qualificar a formação dos discentes/docentes, desenvolver e aprimorar nos participantes a prática e a forma de construir um trabalho acadêmico/científico, proporcionar que a produção dos alunos tenha uma visibilidade imediata através da publicação de uma revista digital e, acima de tudo, ter um espaço de reflexão crítica e de discussão política sobre o fazer científico na educação em saúde coletiva. As atividades fazem parte das ações da equipe de Comunicação e Informação (composta de uma bibliotecária, um jornalista, uma estudante de Publicidade e Propaganda e uma do Design) e que poderá se estruturar também em um setor de Gestão da Informação dentro do Núcleo. A partir da avaliação da experienciação e colhendo as impressões dos participantes as conversas poderão vir a constituir atividade de extensão no âmbito da Universidade.

Palavras-chave


Formação continuada; Produção e Comunicação Científica; Conhecimento científico; Informação em Saúde