Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: SUA IMPORTÂNCIA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM
Lucimare Ferraz, Alcione Pozzebon, Carine Vendruscolo, Denise Zocche, Daiana Kloh

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Este trabalho aborda o processo de ensino-aprendizagem na Enfermagem, tendo por objetivo identificar fatores que influenciam na prática acadêmica do professor enfermeiro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa enfermeiros que atuam em cursos de graduação de instituições públicas, no município de Chapecó, Santa Catarina. Para a realização deste trabalho foram realizadas entrevistas seguindo um roteiro de questões semiestruturadas com todos os participantes, a saber: quatro professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e seis professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra e analisadas por meio da técnica de analise de conteúdo. Como resultados, evidenciou-se que os entrevistados consideram a experiência profissional como um fator que influencia fortemente o exercício da docência. Os participantes ressaltam que iniciam a carreira docente muito jovem, logo após sua formação na graduação de enfermagem, e que por isso não têm contato suficiente com a atividade de ser enfermeiro, no sentido assistencial, sendo esse um desafio para realizar o papel de docente. Uma maneira de auxiliar o professor quanto à fragilidade da falta de experiência, citadas por alguns entrevistados, são os estágios de docência no processo de qualificação profissional. Como considerações finais, pontua-se que além da formação pedagógica para o exercício da profissão docente, faz-se necessário que o enfermeiro-professor tenha intimidade (conhecimento) com os serviços de saúde e comunidade, espaços esses de ensino-aprendizagem. Cumpre destacar a relevância desses achados para a reflexão sobre a importância de processos educativos orientados por uma pedagogia crítica e libertadora, no âmbito da enfermagem.

Palavras-chave


Experiência profissional; Enfermagem; Docência