Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
DESIGUALDADE DE GÊNERO E VIOLÊNCIA CONJUGAL: AÇÃO EDUCATIVA PARA REFLEXÃO
JOSINETE GONÇALVES DOS SANTOS LÍRIO, NADIRLENE PEREIRA GOMES, MONIKY ARAÚJO DA CRUZ, LUCIANO PIMENTEL BRESSY, JORDANA BROCK CARNEIRO, THAYSY ANDRADE SILVA BISPO, NILDETE PEREIRA GOMES, LUANA MOURA CAMPOS

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


INTRODUÇÃO: A violência conjugal, que traz danos para vida e saúde de todos que a vivenciam, está enraizada na desigualdade de gênero. Esta é socialmente construída e compartilhada, de modo que homens e mulheres naturalizam o poder masculino e a subserviência feminina. OBJETIVO: Divulgar uma ação educativa sobre a desigualdade de gênero e violência conjugal. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de uma ação de intervenção vinculada ao projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), intitulado “Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal”. A intervenção foi realizada com mulheres que se encontram em processo junto à 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Salvador, Bahia, Brasil. RESULTADOS: A ação educativa permitiu às mulheres pontuarem atividades do cotidiano pautadas nas desigualdades de gênero, como por exemplo, os afazeres domésticos e a submissão tidos como inerentes ao feminino e o trabalho remunerado e a coragem, ao masculino. Para as mulheres, a experiência promoveu espaço para desconstrução dos papéis de mulheres e homens e possibilitou discussões sobre a relação desses com a vivência de violência conjugal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A reflexão a partir da categoria gênero favoreceu o entendimento de que as características e atributos associado a cada gênero são socialmente ensinadas podendo, portanto, serem desconstruídos em direção a simetria na relação entre homens e mulheres. Os profissionais de saúde estão em posição de destaque para viabilizarem espaços reflexivos, com a ótica de gênero, para prevenção e enfrentamento da violência conjugal.

Palavras-chave


Violência de gênero; Violência baseada em gênero; Profissionais da saúde; Enfermagem.

Referências


BARKER, G.; AGUAYO, F. Y; CORREA, P. Comprendiendo el ejercicio de violencia de los hombres hacia las mujeres: Algunos resultados de la encuesta images

Brasil, Chile y Mexico. Rio de Janeiro: Promundo, 2013.

BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n.11.340 de 07 de agosto de 2006. Subchefia de Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 07 ago. 2006.  Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm.> Acesso em:15 jul. 2014.

GOMES, N.P.; DINIZ, N.M.F. Homens desvelando as formas da violência conjugal. Acta Paulista Enfermagem.  v. 21, n. 2, p. 262-267, 2008.

INSTITUTO AVON. Fale sem Medo: não à violência doméstica. Percepção dos homens sobre a violência doméstica contra a mulher. São Paulo: Data Popular, 2013. Disponível em:< http://www.compromissoeatitude.org.br/wp-content/uploads/2013/12/folderpesquisa_instituto22x44_5.pdf>. Acesso em 10 jul. 2014.