Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
FORMAS DE EXPRESSÃO DA VIOLÊNCIA NA CONJUGALIDADE
JOSINETE GONÇALVES DOS SANTOS LÍRIO, NADIRLENE PEREIRA GOMES, MONIKY ARAÚJO DA CRUZ, JORDANA BROCK CARNEIRO, LUCIANO PIMENTEL BRESSY, ALANA BORGES DOS SANTOS, NILDETE PEREIRA GOMES, LUANA MOURA CAMPOS

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apesar das implicações da violência para a saúde da mulher, este agravo ainda é pouco reconhecido nos serviços de saúde. Considerando tal dificuldade, faz-se necessário o preparo profissional para o reconhecimento das formas de expressão do fenômeno. Objetivo: Identificar as formas de expressão da violência conjugal. METODOLOGIA: Estudo qualitativo vinculado ao projeto “Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal”, aprovado através do Edital nº 012-2013 – Apoio à Pesquisa em Segurança Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Foram realizados grupos focais com mulheres que estão em processo junto à 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Salvador, Bahia, Brasil. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA através do parecer Nº 039699/2014 e atendeu aos aspectos relacionados à pesquisa em seres humanos através da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Resultados: O estudo revelou que a violência conjugal se expressa nas formas física, moral, psicológica e sexual. Chama atenção que as mulheres declaram sentimento de repulsa e nojo ao referirem sobre a violência sexual e mencionaram a humilhação como principal manifestação da violência psicológica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo oferece subsídios para nortear capacitações no sentido de preparar os profissionais com a finalidade de identificar a violência conjugal. Além disso, evidencia danos sobre a saúde mental das mulheres, sinalizando para a necessidade de atenção por parte dos profissionais para os efeitos da violência conjugal.

Palavras-chave


Violência contra a mulher; Empoderamento; Mulheres.

Referências


BRASIL. Lei Maria da Penha. Lei n.11.340 de 07 de agosto de 2006. Subchefia de Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 07 ago. 2006.  Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm.> Acesso em:15 jul. 2014.

DEEKE, L.P. et al A dinâmica da violência doméstica: uma análise a partir dos discursos da mulher agredida e de seu parceiro. Saúde Sociedade. v.18, n. 2, p.248-258, 2009.

VILLELA, W. V. et al. Ambiguidades e Contradições no Atendimento de Mulheres que sofrem Violência. Saúde & Sociedade. São Paulo, v.20, n.1, p. 113-23, 2011.