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CICLOS TEMÁTICOS DO PRMSC-REDES: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES DO SUS DE PERNAMBUCO
Última alteração: 2016-01-06
Resumo
APRESENTAÇÃO: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Atenção a Saúde (PRMSC-REDES), da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco em parceria com a Universidade de Pernambuco é desenvolvido de forma descentralizada e regionalidade em sete Regionais de Saúde de Pernambuco. Os ciclos temáticos surgem como estratégia pedagógica que busca integrar teoria e prática, a partir da troca de conhecimentos com os profissionais de saúde; promover conexão entre as áreas e suas ações e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão do trabalho para o trabalho. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Cada ciclo temático é composto por quatro momentos. Previamente ao primeiro encontro é feita a escolha do tema a ser trabalhado considerando a relevância do mesmo para a Regional de Saúde. No primeiro momento os profissionais residentes socializam com o grupo de residentes o resultado de levantamento bibliográfico sobre a temática escolhida, realizam discussões e consolidam o conhecimento. Para o segundo momento é realizado reflexão com os trabalhadores de cada área da GERES, considerando as informações relativas às atividades/ações, seus instrumentos e indicadores relativos à temática. No terceiro momento, os profissionais residentes trabalham no reconhecimento da constituição e dinâmica da rede de atenção existente na Regional, relacionada ao tema, na perspectiva da integralidade da atenção a saúde. O quarto momento corresponde à apresentação do consolidado dos três momentos anteriores para os profissionais da Geres e outros convidados que desenvolvam ações nos municípios relacionadas ao tema em questão. Nessa ocasião os profissionais residentes podem promover roda de conversa ou debate que propicie a discussão e reflexão não só do tema, mas dos processos de trabalho a ele relacionados. Resultados: Como resultado dessa estratégia pedagógica observou-se um maior envolvimento dos profissionais de saúde que atuam nas GERES com os profissionais residentes, identificação de novas possibilidades de atuação considerando a dimensão educativa do trabalho em saúde; maior abertura para participação dos residentes nos diversos setores; problematização de temas relevantes para o processo de trabalho da GERES; maior integração intersetorial e estímulo dos profissionais para trabalhar alguns temas que eram negligenciados, como a saúde do trabalhador, acidentes de trânsito, entre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os Ciclos Temáticos propostos pelo PRMSC-Redes revela-se como um dispositivo potente para o fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde de forma Regionalizada, sobretudo porque, cada vez mais vem mobilizando os profissionais responsáveis pela execução da prática, a desenvolver reflexão crítica sobre o seu processo de trabalho, buscando fundamentos não só nos referenciais teóricos, mas também levando em consideração as especificidades do contexto onde se desenvolve esta prática.
Palavras-chave
Educação Permanente; Estratégia Pedagógica; Educação Descentralizada