Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CICLOS TEMÁTICOS DO PRMSC-REDES: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES DO SUS DE PERNAMBUCO
LEILA MONTEIRO NAVARRO MARQUES DE OLIVEIRA, Célia Maria Borges da Silva Santana, Neuza Buarque de Macedo, Bernadete de Lemos Carvalho, Tatiane Castanha de Melo, Vilma Dornelas, Maria do Socorro Malafaia Ramos

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Atenção a Saúde (PRMSC-REDES), da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco em parceria com a Universidade de Pernambuco é desenvolvido de forma descentralizada e regionalidade em sete Regionais de Saúde de Pernambuco. Os ciclos temáticos surgem como estratégia pedagógica que busca integrar teoria e prática, a partir da troca de conhecimentos com os profissionais de saúde; promover conexão entre as áreas e suas ações e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão do trabalho para o trabalho. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Cada ciclo temático é composto por quatro momentos. Previamente ao primeiro encontro é feita a escolha do tema a ser trabalhado considerando a relevância do mesmo para a Regional de Saúde. No primeiro momento os profissionais residentes socializam com o grupo de residentes o resultado de levantamento bibliográfico sobre a temática escolhida, realizam discussões e consolidam o conhecimento. Para o segundo momento é realizado reflexão com os trabalhadores de cada área da GERES, considerando as informações relativas às atividades/ações, seus instrumentos e indicadores relativos à temática. No terceiro momento, os profissionais residentes trabalham no reconhecimento da constituição e dinâmica da rede de atenção existente na Regional, relacionada ao tema, na perspectiva da integralidade da atenção a saúde. O quarto momento corresponde à apresentação do consolidado dos três momentos anteriores para os profissionais da Geres e outros convidados que desenvolvam ações nos municípios relacionadas ao tema em questão. Nessa ocasião os profissionais residentes podem promover roda de conversa ou debate que propicie a discussão e reflexão não só do tema, mas dos processos de trabalho a ele relacionados. Resultados: Como resultado dessa estratégia pedagógica observou-se um maior envolvimento dos profissionais de saúde que atuam nas GERES com os profissionais residentes, identificação de novas possibilidades de atuação considerando a dimensão educativa do trabalho em saúde; maior abertura para participação dos residentes nos diversos setores; problematização de temas relevantes para o processo de trabalho da GERES; maior integração intersetorial e estímulo dos profissionais para trabalhar alguns temas que eram negligenciados, como a saúde do trabalhador, acidentes de trânsito, entre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os Ciclos Temáticos propostos pelo PRMSC-Redes revela-se como um dispositivo potente para o fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde de forma Regionalizada, sobretudo porque, cada vez mais vem mobilizando os profissionais responsáveis pela execução da prática, a desenvolver reflexão crítica sobre o seu processo de trabalho, buscando fundamentos não só nos referenciais teóricos, mas também levando em consideração as especificidades do contexto onde se desenvolve esta prática.

Palavras-chave


Educação Permanente; Estratégia Pedagógica; Educação Descentralizada