Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM ADOLESCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jéssica Damasceno de Santana, Nadirlene Pereira Gomes, Rosana Santos Mota, Luana Moura Campos, Jaqueline Alves Pires, Raquel Alcântara, Nildete Pereira Gomes, Fernanda Matheus Estrela

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


INTRODUÇÃO: A fase da adolescência é um período de formação da identidade o que pode levar esse grupo a incorporar hábitos de vida prejudiciais à saúde, como alimentação inadequada e sedentarismo, propiciando o aparecimento de agravos como hipertensão, obesidade, entre outros. Daí a importância de intervenções com a finalidade de estimular as (os) adolescentes a mudarem os hábitos de vida aderindo à prática de exercícios físicos e ao consumo de alimentação saudável. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma intervenção com adolescentes de uma escola pública buscando estimular a prática de atividade física e a alimentação saudável. Descrição da experiência: Trata-se de uma ação educativa com adolescentes de uma escola pública situada em um bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A ação viabilizada por discentes da graduação e da pós-graduação pertencentes o Grupo de Estudos “Violência, Saúde e Qualidade de Vida (VID@)” da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, vincula-se ao projeto pesquisa intitulado “Universidade e escola pública: buscando estratégias para enfrentar os fatores que interferem no processo ensino/aprendizagem”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Edital nº 028/2012. A intervenção consistiu em uma atividade prática de exercícios físicos, realizada por um educador físico e a orientação com abordagem dos temas: importância do exercício físico para a saúde do adolescente, alimentação saudável, hidratação e orientações posturais. RESULTADOS: A ação favoreceu que as (os) adolescentes identificassem a importância da mudança de hábitos de vida para manutenção da saúde, de igual modo, foi possível ampliar a compreensão para as consequências de algumas atitudes diárias como postura ao sentar-se e mochilas com sobrecarga para o corpo. A ação ainda permitiu que as (os) adolescentes praticassem e aprendessem exercícios físicos simples para executarem no seu cotidiano. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização de atividades educativas voltadas a mudanças de hábitos de vida, sobretudo referentes à saúde física é fundamental para o processo de crescimento de desenvolvimento saudável das (os) adolescentes. A incorporação dessas práticas também pode favorecer o processo ensino-aprendizagem, uma vez que as limitações físicas interferem nesse contexto.

Palavras-chave


Hábitos alimentares; Comportamentos saudáveis; Esforços físicos; Cuidados de Enfermagem; Saúde na Escola; Educação em saúde

Referências


WENDPAP, Loiva Lide et al . Qualidade da dieta de adolescentes e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 30, n. 1, p. 97-106, Jan.  2014. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000100097&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 jul. 2015.

FERNANDES, Rômulo Araújo et al . Desnutrição e sua associação com atividades durante o lazer entre adolescentes. Ciência & Saúde coletiva,  Rio de Janeiro,  v. 19, n. 3, p. 875-880, Mar.  2014.   Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300875&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 jul. 2015.

SARRIERA, Jorge Castellá et al . O bem-estar pessoal dos adolescentes através do seu tempo livre. Estudos de psicologia (Natal), Natal, v. 18, n. 2, p. 285-295, Jun.  2013.   Disponível em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2013000200014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  26 jul. 2015.