Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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POEMA E PARÓDIA MUSICAL COMO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ionara da Rocha Virgens, Nadirlene Pereira Gomes, Luana Moura Campos, Rosana dos Santos Mota, Jaqueline Alves Pires, Jéssica Damasceno de Santana, Taise Caroline dos Santos, Raiane Moreira dos Santos

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


INTRODUÇÃO: A violência é um fenômeno complexo e está presente no cotidiano das (os) adolescentes, se manifestando em vários espaços, como por exemplo, no ambiente familiar e escolar. Independente do local em que ela é perpetrada ou da sua forma de expressão, essa interfere no processo de saúde e do desempenho escolar desse grupo. Entendendo que a escola é um espaço social de formação integral de sujeitos propício a discussão de problemas como este, é que se fazem necessárias intervenções para prevenção e enfrentamento deste agravo. Objetivo: Relatar a experiência de uma intervenção com adolescentes de uma escola pública como estratégia para a prevenção e o enfrentamento da violência. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de uma ação educativa com adolescentes de uma escola pública situada em um bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, realizada por discentes da graduação e da pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, vinculados ao Grupo de Estudos “Violência, Saúde e Qualidade de Vida (VID@)” e ao projeto pesquisa intitulado “Universidade e escola pública: buscando estratégias para enfrentar os fatores que interferem no processo ensino/aprendizagem”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), Edital nº 028/2012 e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFBA, sob Parecer nº 384.208/13.  A atividade de extensão consistiu em uma oficina educativa que se utilizou de paródias e poemas musicais para se discutir a temática cultura de paz e não à violência. Durante a atividade foi abordado os diferentes tipos e manifestações da violência, a utilização de estratégias respeitosas para lidar com os conflitos e os mecanismos legais para coibi-la. RESULTADOS: A intervenção propiciou uma reflexão, por parte das (os) adolescentes, acerca das repercussões da vivência de violência para a saúde e a qualidade de vida dos envolvidos, sendo possível repensar estratégias respeitosas para lidar com conflitos do nosso cotidiano. Ainda, como produtos da atividade foram confeccionados paródias e poemas que abordavam a temática não violência e cultura da paz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização de atividades educativas é fundamental para prevenção e enfrentamento da violência, sobretudo para o público adolescente que se encontra na fase de formação da identidade, portanto, necessitando de se inserir em um contexto de apologia a cultura da paz.  

Palavras-chave


Violência; Saúde do Adolescente; Saúde na Escola; Estratégias de enfrentamento; Enfermagem.

Referências


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