Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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AÇÕES DE RECONHECIMENTO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO
ADALVANE NOBRES DAMACENO, Danieli Bandeira, Helena Carolina Noal, Sandra Márcia Schmidt

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: As necessidades de saúde não se restringem às demandas biológicas, tampouco podem ser consideradas como individuais e isoladas1. O cuidado em saúde deve ser planejado considerando as necessidades e os serviços de saúde que devem estar preparados para lidar com elas, compreendendo os significados sobre sua natureza na interseção dos sujeitos implicados - nos momentos da produção e do consumo da saúde - de forma a buscar promover a autonomia dos sujeitos2. Descrição Metodológica: Trata-se de uma revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde com a utilização das palavras “necessidade de saúde” AND “comunidade” AND “Enfermagem” como palavras do título, resumo e assunto. Obtiveram-se uma amostra de 218 produções destas constituiu-se após critérios de inclusão/exclusão o corpus do estudo oito artigos. Objetivo: Identificar ferramentas utilizadas pelos profissionais de saúde no reconhecimento das necessidades em saúde da população de um território. RESULTADOS: As produções selecionadas descrevem a prática educativa em saúde como um processo de aprendizagem e reflexão, estabelecendo estreito contato com as situações do cotidiano sendo uma estratégia para construção coletiva do conhecimento em saúde junto à populações3. Ainda, segundo estudos3-5 as atividades lúdicas revelam-se como uma modalidade de se educar e de educar-se em saúde, proporcionando momentos ímpares de criação, integração e socialização. CONCLUSÕES: Acredita-se que os serviços de saúde, quando se organizam com foco nas necessidades da população, podem ou tendem a serem mais eficientes, no sentido de apresentar maior capacidade de escutar e atender as necessidades em saúde. Implicações para Enfermagem: O estímulo aos enfermeiros para adotarem outras estratégias sobre educação em saúde da população que visem à criatividade e à comunicação facilita o processo de ensino-aprendizagem. Ações como as encontradas nas produções demonstram a função social e libertadora das expressões humana no processo educativo.

Palavras-chave


Determinação das necessidades de saúde; Comunidade; Enfermagem

Referências


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