Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ÍNDICE DE NECESSIDADES DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: uma alternativa para a organização da demanda em saúde bucal
Renata Marques da Silva, Renata Goulart Castro

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE), criado em 2007 (BRASIL, 2007), caracteriza-se como uma ação intersetorial entre Saúde e Educação, com intuito de desenvolver cidadania, promover saúde e educação integral. Um Centro de Saúde (CS) no município de Florianópolis - SC está vinculado, por meio do PSE, a duas Instituições de Ensino (IE) em sua área de abrangência, uma Escola Básica Municipal (EBM) e um Núcleo de Educação Infantil (NEI). O componente I do PSE prevê a avaliação de saúde bucal realizada pela equipe de Saúde Bucal (eSB). A eSB do território conta com um residente de Odontologia vinculado à Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF), parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Faz parte do processo de ensino-serviço do residente participar ativamente das ações intersetoriais do CS, fomentando a discussão de melhorias no processo de trabalho. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência da utilização do Índice de Necessidades de Tratamento Odontológico (INTO) na avaliação de saúde bucal dos escolares de IE vinculadas ao PSE. DESENVOLVIMENTO: Articuladores das IE do território e do CS discutiram as demandas de assistência em saúde bucal percebidas nos escolares. Foi verificada a necessidade de organização dessas necessidades, buscando a equidade do acesso, e priorizando os que mais necessitavam. Essa discussão foi levada ao encontro específico da área de odontologia da REMULTISF-UFSC/PMF, buscando formas viáveis para a organização da demanda em saúde bucal. O Índice de Necessidades de Tratamento Odontológico (INTO), proposto por Dumont (2008) pareceu adequado as necessidades levantadas no território. Ele classifica os indivíduos em 6 categorias: escore 0 - sem necessidade de restauração ou extração; escore 1 – de uma a três necessidades de restauração ou extração; escore 2 - de quatro a oito necessidades de restauração ou extração; escore 3 - mais de oito necessidades restauração ou extração; escore 4 - usuários com doença periodontal generalizada; escore 5 - para necessidade de exodontias múltiplas. quanto maior o escore, maior a prioridade de atendimento. Com a aprovação da proposta pelos articuladores, eSB e IE organizaram um cronograma de avaliações, e definiu-se que os estudantes com escore 0 seriam acompanhados nas ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no ambiente escolar. Já os escolares com escores diferentes de zero seriam ordenados, sendo priorizados inicialmente àqueles com maior escore. Os examinadores foram capacitados em uma oficina, e após iniciaram o levantamento. RESULTADOS: As avaliações foram realizadas nas turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, totalizando 232 estudantes. Desses 168 apresentaram alteração no exame, e 64 apresentaram. O escore 2 foi o maior escore encontrado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Houve um reflexo positivo no processo de  trabalho dos profissionais da eSB, visto que as avaliações nas IE tornaram-se mais sistematizadas e possibilitando o acompanhamento longitudinal da saúde bucal dos escolares. O INTO apresentou-se como uma ferramenta útil no processo de planejamento da assistência à saúde bucal ligada ao PSE, com critérios definidos, reproduzíveis, e que possibilitou a organização do acesso utilizando princípios de equidade.

Palavras-chave


Saúde Bucal; Programa Saúde na Escola; Necessidades de tratamento odontológico

Referências


DUMONT, A. F. S., et al. Índice de necessidade de tratamento odontológico o caso dos índios Xakriabá. Rev Ciênc Saúde Coletiva, v. 13, p. 1017-22, 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 dez. 2007b.