Tamanho da fonte:
A FIGURA DO PRECEPTOR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO SUS: olhar a partir da Atenção Primária à Saúde
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
INTRODUÇÃO: O debate atual acerca da reorientação da formação em saúde tem respaldado e fomentado a discussão nas instâncias e instituições de formação e suscitado cada vez mais o reconhecimento de formar profissionais de saúde em consonância com a realidade de vida da população e as suas legítimas necessidades. Neste contexto, o profissional de saúde, preceptor dos estudantes nos cenários de prática, tem sido destacado como elemento chave, uma vez que desempenha potencial contribuição na formação dos futuros egressos, num contínuo processo de aprendizagem. OBJETIVO: Conhecer como se configuram as práticas pedagógicas dos profissionais de saúde como preceptores na Rede de Atenção Primária à Saúde, em um município da Serra Gaúcha. Método: Trata-se de uma pesquisa de metodologia mista, composta por questionário online e entrevistas individuais. A população do estudo compreende profissionais da saúde, das áreas de nutrição, assistência social, enfermagem e medicina, os quais têm experiência em atividades de preceptoria nos cenários de prática do SUS. RESULTADOS: A pesquisa está em andamento. A primeira fase, de caracterização da população do estudo, contou com o recrutamento de aproximadamente de cinquenta preceptores, que responderam um questionário online, com questões do perfil profissional e da atuação na atividade de preceptoria. Evidencia-se a área da enfermagem com maior representatividade nas ações relacionadas à preceptoria. CONCLUSÃO: Dados preliminares sugerem que a relação de ensino existente entre o preceptor e o aluno é permeada pelas práticas pedagógicas, cuja função é entender o processo de aprendizagem dos estudantes, considerando-os como sujeitos do seu próprio aprendizado. A partir dos resultados da pesquisa, prospecta-se fomentar o apoio às atividades de preceptoria do município, bem como a perspectiva de implantar uma política de institucionalização dessa prática.
Palavras-chave
Desenvolvimento de pessoal; Ensino; Preceptoria; Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada.