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Relato de experiência: Formação de agentes comunitários de saúde como multiplicadores na prevenção de gravidez na adolescência e de DST/Aids
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
APRESENTAÇÃO: O projeto consistiu em capacitar agentes comunitários de saúde (ACS) como multiplicadores para trabalhar com a prevenção de gravidez na adolescência e de DST/Aids nas escolas de nível médio dos bairros periféricos da comunidade de Divinópolis. Os trabalhos se iniciaram no 1° semestre de 2014 e se encerraram no 2° semestre de 2014. O publico alvo consistiu–se em 4 ACS, 1 enfermeiro e 14 alunos de 1 escola de ensino médio da região de abrangência dos PSF. Desenvolvimento do trabalho Inicialmente foram realizados seminários de nivelamento teórico-prático e revisão bibliográfica sobre os temas a serem trabalhados visando à formação da equipe do projeto. Posteriormente, foi realizada a capacitação dos ACS através da realização de rodas de conversa, com momentos reflexivos e explanações técnicas para sistematização de conhecimentos. Os ACS, então formados como multiplicadores, iriam organizar Rodas de Conversa com os alunos de uma escola periférica de Divinópolis com o tema Sexualidade e Prevenção da gravidez na adolescência. Resultados e/ou impactos Houve a promoção da integração entre a comunidade acadêmica e os ACS na busca de informação e elaboração dos conteúdos trabalhados (artigos, cartilhas e livros). Identificou-se alguns elementos dificultadores ligados a infraestrutura precária da Atenção Primária, falta de tempo para organização e realização das atividades, visão preconceituosa e conservadora em relação à sexualidade dos jovens envolvidos por parte da maioria dos ACS e insegurança com relação à condução do processo junto aos adolescentes utilizando a roda de conversa. A precariedade da Atenção Primária à Saúde no Município dificultou o projeto pela falta de capacitação dos ACS e desorganização das equipes e da rotina de trabalho. Produziu-se conhecimento sobre a necessidade de implantação de políticas públicas em Divinópolis na área de sexualidade, prevenção de gravidez na adolescência e DST. Os ACS empoderaram-se do processo de aprendizagem para capacitar os estudantes e vislumbraram a estruturação de intervenções utilizando a metodologia proposta. Considerações finais As rodas de conversa suscitaram relatos e posições conflitantes entre os participantes; também se percebeu considerável falta de informações sobre DST e gravidez na adolescência. A discussão permitiu aprofundamento no tema e distinção pelos ACS entre o universo de crenças pessoais e seu papel de profissional de saúde. Dessa forma, nota-se que as metodologias construtivistas como a roda de conversa são eficazes para a percepção do ACS como agente de promoção de saúde, sobretudo quando há a perspectiva do mesmo como agente multiplicador.
Palavras-chave
sexualidade; adolescência; formação de multiplicadores; agentes comunitários de saúde
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