Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A proposta do lúdico como incentivo para a higienização das mãos em uma unidade hospitalar
Adriana Dias Silva, Manuela Maria Castrillon

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Este relato de experiência se deu por ocasião da campanha do dia mundial de higienização das mãos em uma unidade hospitalar da cidade de Porto Velho, RO, na Amazônia Legal. A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde (ANVISA, 2013). A campanha teve como objetivo, já no segundo ano de seu desenvolvimento, estimular e sensibilizar os profissionais de saúde da unidade hospitalar para um ato, a principio simples, mas que ainda exige a adesão por parte de muitos profissionais para que se concretize, que é a higienização das mãos. Para tal, e com a parceria dos Anjos da Enfermagem, um grupo de animadores que se revestem de palhaços e levam alegria para pacientes e funcionários do hospital, a campanha foi desenvolvida. Os animadores e os profissionais envolvidos utilizaram como metodologia de trabalho: a abordagem aos profissionais em todos os setores do hospital indagando-os sobre se tinham conhecimento a respeito da data alusiva à campanha para a higienização das mãos; se os mesmos já haviam higienizado as mãos naquele dia, e ao mesmo tempo, que entregavam folders explicativos cantavam músicas relacionadas com o tema da campanha. Esta estratégia de trabalho tem sido reforçada nas campanhas, pois sempre se obtém por parte dos profissionais do hospital manifestações de interação através da participação ativa no processo; realização da higienização das mãos atendendo ao pedido dos animadores, além de demonstração de muita alegria com a presença dos animadores. A experiência tem mostrado, que mesmo em um hospital, um lugar onde as relações são tão verticalizadas é possível se estabelecer uma linha de ação mais humanizada e que favoreça o envolvimento dos profissionais de saúde.

Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Campanha, Lúdico, Higienização das Mãos

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº. 2.616, de 12 de maio de 1998. Estabelece diretrizes e normas para a prevenção e o controle das infecções hospitalares. Diário Oficial [da União da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 13 maio. 1998.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Ministério da Saúde. Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Brasília, 2007.

BRASIL. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Ministério da Saúde. Segurança do Paciente/Higienização das Mãos. Brasília, 2013.

WHO. World Alliance for Patient Safety. Forward Programme 2006-2007. Geneva: WHO Press, 2006. 56p. 14. BRASIL

KRUMMENAUER, E C et al. As estratégias de sensibilização são eficazes para melhorar a adesão para a higienização das mãos nos serviços de saúde. Journal of Infection Control. Rio Grande do Sul. v.2; n.12 (2013).