Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Projeto Doce Alegria na comunidade na área hospitalar
Greice Heck

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Trata-se de um projeto de extensão da Universidade de Blumenau – FURB, Santa Catarina, que desenvolve atividades de educação em saúde às crianças e adolescentes internados em ambiente hospitalar em parceria com o Programa de Reorientação para o Trabalho na Saúde – PROPET Saúde. Está vinculado à linha de pesquisa do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da FURB que realiza estudos sobre crianças e adolescentes em condição crônica, com ênfase em diabetes e obesidade. Além dessas condições, o projeto ampliou a sua atuação para as demais situações de saúde que desencadearam a necessidade de internação. O cenário de prática deste projeto está localizado no Hospital Santo Antônio, no município de Blumenau na ala de pediatria. Ocorrem encontros semanais com duração média de 1h e 30m. São desenvolvidas por dois acadêmicos de enfermagem com a orientação de uma professora enfermeira. As crianças são selecionadas de acordo com dois critérios: o quadro clínico no qual é verificado se há condições físicas de participar da atividade e é considerada a idade escolar, observando se estão aptas a se integrarem às atividades. Os acompanhantes das crianças e adolescentes também são convidados a participar das dinâmicas. As atividades ocorrem na brinquedoteca do setor. Inicialmente os jovens e os pais são orientados a respeito da alimentação saudável, sendo usada a pirâmide alimentar para fundamentar a explicação. Para complementar a orientação, as crianças e adolescentes realizam práticas lúdicas direcionadas referentes ao conteúdo abordado. São utilizados materiais diversos como massinha de modelar, desenhos para colorir ou colagens. As atividades são fotografadas. Como forma de avaliação é utilizada uma folha com ‘’Emoticons’’, onde a criança deve assinalar a qual se identifica em relação à atividade desenvolvida. Os responsáveis legais assinam um termo de consentimento livre e esclarecido para o uso de imagem e demais dados. Considerando que o projeto continua em andamento, este trabalho apresenta apenas um resultado parcial. O início das atividades foi em abril de 2015. Até o momento já houve 14 reuniões nas quais foram atendidas 29 crianças e adolescentes com idade entre 3 e 14 anos. Percebeu-se que a interação com as crianças e adolescentes estimula a discussão sobre hábitos alimentares saudáveis; que existe uma diversidade de crenças e desconhecimento a respeito da alimentação; destaca-se ainda a importância da discussão sobre as diferentes dietas e o interesse das crianças e adolescentes em participar de atividades, mesmo estando em situação de fragilidade de saúde e em hospitalar.

Palavras-chave


Educação em saúde; Hábitos alimentares; Adolescente.

Referências


Organização Mundial da Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. 2010. Disponível em: http://www.who.int/hrh/nursing_midwifery/en. Acesso em: 17.11.12

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394. Brasília: Diário Oficial da União, 20 dez. 1996.