Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
UNIVERSIDADE ABERTA A MELHOR IDADE DA UEMS: O PERFIL E O CONHECIMENTO SOBRE ENVELHECIMENTO E BEM-ESTAR DOS ALUNOS
Karine Macedo de Oliveira, Fernanda dos Santos Tobin, Bruna Beatriz Gonçalves Bruno, Tatiane Geralda André, Mayara Munin Acióle, Marcia Regina Martins Alvarenga

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


INTRODUÇÃO: Com a finalidade de promover a saúde, bem-estar psicológico e interação social de idosos da região de Dourados-MS, o curso de Enfermagem da UEMS, em conjunto com outros cursos da instituição criaram a Universidade Aberta a Melhor Idade (UNAMI-UEMS). A UNAMI é um projeto de extensão aberto a população e iniciou suas atividades em 2014. Não há processo seletivo. Precisa ter no mínimo 55 anos para matricular-se e a disponibilidade de horário para participar das atividades que são realizadas semanalmente, nas quartas-feiras no período vespertino. O projeto visa à promoção de saúde, a fim de melhorar as condições de saúde da pessoa idosa, aumentando a expectativa e qualidade de vida. Objetivo: conhecer o perfil social e descrever a percepção dos alunos da UNAMI-UEMS sobre o do processo de envelhecimento, considerando o bem-estar e saúde. MÉTODO: foram analisadas as fichas de inscrições. A percepção sobre o processo de envelhecimento aconteceu por meio de uma dinâmica, desenho de um dia marcante na vida de cada um. A partir dos resultados dos desenhos, os alunos foram questionados sobre o conceito de bem-estar. Resultados: foram analisadas 32 fichas de inscrições e 71,8% são do sexo feminino e 28,2% masculino. Estado civil, 12,6% são solteiros, 53,1% casados, 9,3% divorciados e 25,0% viúvos. Escolaridade: 6,2% têm o ensino fundamental completo, 25,0% têm o ensino fundamental incompleto, 21,9% com ensino médio completo, 37,5% têm ensino superior e 9,4% não responderam. O arranjo familiar, 68,8% moram acompanhados, 18,7% sozinhos e 12,5% não responderam. Ocupação atual, 68,7% são aposentados, 28,1% trabalham e 3,2% não responderam. Com relação à participação de grupos da terceira idade, 31,3% disseram sim e 68,7% não. A principal percepção de envelhecimento demonstrado pelos idosos é a experiência do casamento, família e nascimentos dos filhos e de momentos vivenciados na infância. O bem-estar para os idosos foi conceituado como necessidades humanas básicas, sendo assim, saúde, alimentação, repouso, atividade física e lazer. Durante o desenvolvimento das atividades deste trabalho com os participantes da Universidade Aberta a Melhor Idade, foi possível visualizar a maneira com que os alunos que fizeram parte desta pesquisa lidam com o envelhecimento. Desmistificando a imagem do idoso na sociedade, mostrando os benéficos de ter mais experiência. CONCLUSÃO: As experiências marcantes em cada fase vida demonstram o significado do envelhecimento humano de maneira singular. A correlação entre o bem-estar com o processo de envelhecimento é a equivalência da funcionalidade, representado pela autonomia e independência do indivíduo em desempenhar as atividades do cotidiano.

Palavras-chave


Universidade Aberta; Promoção da Saúde; Idoso.

Referências


ALVARENGA, M.R.M. Avaliação da capacidade funcional, do estado de saúde e da rede de suporte social do idoso atendido na Atenção Básica. [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2008.

ALVARENGA, M.R.M; OLIVEIRA, M.A.C.; FACCENDA, O.; SOUZA, R.A. Perfil social e funcional de idosos assistidos pela Estratégia Saúde da Família. Cogitare Enferm. 2011 jul/set.;16(3):478-85.

CACHIONI, M. Universidade da Terceira Idade. In: Neri, AL (Org.) Palavras Chaves em Gerontologia. 3 ed. Campinas: Alínea, 2008, p.207-210.

FREITAS, M.C; QUEIROZ, T.A; SOUSA, J.A.V. O significado da velhice e da experiência de envelhcer para os idosos. Revista Escola de Enfermagem da USP, 2010; 44(2):407-12.