Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Inclusão Digital e a Saúde Mental
Anamaria Xavier Roque

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Este trabalho tem como intuito apresentar o que vai ser desenvolvido com os pacientes em sofrimento psíquicos atendidos no Centro de Atenção Psicossocial II em um município no interior do estado do Rio Grande do Sul. Realizaremos este trabalho com base na abordagem de grupos terapêuticos, onde os pacientes poderão se expressar livremente sobre determinados temas propostos a cada encontro, dessa forma iremos facilitar para que exista um ambiente acolhedor, onde tenha comunicação do grupo em si, bem como, a existência de trocas afetivas e construtivas com a sociedade. De acordo com Azevedo e Miranda (2011) as oficinas terapêuticas auxiliam no processo de ressocialização e inserção individual em grupos, onde estarão sendo estimulados ao “trabalho, ao agir e ao pensar coletivos, conferidos por uma lógica inerente ao paradigma psicossocial que é respeitar a diversidade, a subjetividade e a capacidade de cada sujeito” (p. 344).A oficina terapêutica acontecerá no Serviço Social do Comércio – SESC e em uma praça do município, onde os pacientes irão conviver em grupo e compartilharão vivências e pensamentos frente alguns assuntos pré- estabelecidos, para isso será disponibilizados computadores. No primeiro momento os participantes receberão informações para o conhecimento das máquinas e das ferramentas digitais, bem como a fotografia, após esta fundamentação o grupo será incentivado a discutir aspectos do cotidiano para, então, construírem materiais, onde os mesmos decidirão se a produção será publicada nas redes sociais. Contudo, salientamos a importância deste trabalho, pois será um ambiente dividido entre os pacientes e a sociedade, bem como a descoberta das ferramentas digitais, no qual estarão fortalecendo os seus vínculos e praticando a ajuda mútua em busca de uma melhora na qualidade de vida dos participantes.No estudo de Bittencourt, Francisco e Mercado (2013) é evidenciado que no processo em que os indivíduos da oficina passam a interagir e a criar laços, transformações em suas próprias vidas podem acontecer no ponto de vista da amizade e da consequência que pode ser gerada como um fator positivo na sua subjetividade.Bittencourt, Francisco e Mercado (2008) criaram um blog com pacientes em sofrimento psíquico e constataram que essa ferramenta proporciona a reabilitação psicossocial baseado na inclusão digital e na autoria para a produção de conteúdos como uma forma de criatividade e o exercício da autonomia, o exercício da autoria incentiva o indivíduo a refletir sobre o que desejam falar, de que forma podem se pronunciar e o que utilizar.As oficinas de informática possibilitam a construção de vínculos, de conhecimentos e diferentes formas de comunicação entre os integrantes, bem como se torna um momento em que possa motivar o paciente a dar novos sentidos para a vida em relação ao sofrimento e ao modo de conviver com a loucura (MONTE; DEMOLY, 2012).

Palavras-chave


Caps; Inclusão Digital; Autoria

Referências


AZEVEDO, D. M.; MIRANDA, F. A. N. Oficinas terapêuticas como instrumento de reabilitação psicossocial: Percepção de familiares. Esc Anna Nery (impr.): 15 (2), 339-345, 2011.

BITTENCOURT, I. G S.; FRANCISCO, D.J.; MERCADO, L. P. L. Autoria em Blog por pessoas em sofrimento psíquico: Aprendizagem Compartilhada, Reconhecimento e Promoção da Saúde Mental. Maceió: Psicologia, Ciência e Profissão, 33 (4), 988-999, 2013.

BRASIL. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CAPELLA, N.; MARASCHIN, C.; MAURENTE, V.; RICKES, S. M. Tecnologias digitais e jovens usuários de serviço de saúde mental. Porto Alegre: Informática na educação: teoria & prática, 11 (1), p. 79-90, 2008.

FRANCISCO, D.J.; MACHADO, G. J. C.; MARASCHIN, C.; AXT, M.; GUDOLLE, J. O.; RENZ, J. P. Infoinclusão de portadores de sofrimento psíquico. Rio de Janeiro: Anais do XXVII Congresso da SBC, p. 388-395, 2007.

MONTE, W. S.; DEMOLY, K. O jogo digital na criação de processos de inclusão social de jovens. In: Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira, 2012, Recife. Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2012.