Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Representações sociais e saúde das catadoras de resíduos sólidos recicláveis: uma abordagem etnográfica
Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Jéssica Camila de Sousa Rosa, Sílvia Maria Ferreira Guimarães

Última alteração: 2015-11-17

Resumo


Este trabalho reflete o contexto social, econômico e ambiental da população de trabalhadores catadores de resíduos sólidos recicláveis. Esse tipo de ocupação é exercido por profissionais que se organizam de forma autônoma ou em cooperativas. O trabalho é marcado por características de exposição a variações climáticas, a riscos de acidente de manipulação do material, a acidentes de trânsito e, muitas vezes, a violência urbana. Ao analisar o perfil dos trabalhadores, a partir de uma revisão de literatura, encontrou-se nesse cenário um maior número de mulheres e após imersão no campo empírico em duas cooperativas do Distrito Federal foi constatado que as mulheres exercem um número expressivo como trabalhadoras. O objetivo principal é compreender as condições de vida e trabalho das catadoras e o autocuidado com sua saúde. Método: Utilizou-se da pesquisa qualitativa para compreensão do contexto político e social dessas trabalhadoras, cuja técnica foi a etnografia. Resultados: As catadoras estão inseridas em um contexto de vulnerabilidade de vida e trabalho, devendo ser investigados, mostrando a real situação para o poder público, desse grupo populacional, principalmente nos aspectos relacionados aos percursos que as mulheres nessa situação percorrem nos serviços e instituições em busca do acesso e cuidado em saúde. Considerações: Ressalta-se que à exposição a condições que não favorecem a sua saúde física, emocional e social é presente, visto que as mesmas se submetem à condições de trabalho insalubres ao bom desempenho laboral, assim comprometendo a qualidade de vida.

Palavras-chave


Representações sociais; Saúde da trabalhadora; autocuidado; itinerários terapêuticos

Referências


Silva SP, Goes FL, Alvarez AR. Situação social das catadoras e dos catadores de material reciclável e reutilizável – Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Brasília (DF). 2013.

Junior ABC, Ramos NF, Alves CM, Forcellini FA, Graciolli OD. Catadores de materiais recicláveis: análise das condições de trabalho e infraestrutura operacional no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 18(11):3115-3124, 2013.

Siqueira MM, Moraes MS. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14(6), 2009 p. 2115-2122.