Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMS
Priscila Maria Marcheti Fiorin, Gabriela Piazza Pinto, Mayara Ferreira da Silva, Ariane Silva Mendonça, Viviane Alves de Almeida, Tanize de Menezes Seleski, Kaio Guilherme Campos Paulo, Cássia de Paula Pires

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


INTRODUÇÃO: No Brasil, de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, as internações de pacientes psiquiatras estão entre os maiores gastos para o Sistema Único de Saúde. As leis 8080/1990, 8142/1990 e 10.216/2001 estabelecem as diretrizes da assistência à Saúde Mental e garantem os direitos das pessoas acometidas por transtornos psiquiátricos. A Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME) desenvolve seu trabalho introduzindo a saúde mental na graduação, pois o acadêmico com acesso a diferentes situações torna-se crítico e reflexivo, proporcionando uma assistência de qualidade .OBJETIVO: Incentivar o ensino em saúde mental, proporcionar aos acadêmicos vivências,desenvolvimento de pesquisa,ensino e extensão à comunidade. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: As atividades da LASME iniciaram oficialmente em 2015 com ações educativas e tutorias que ocorrem na Unidade XII da UFMS e ações assistenciais ao paciente em ambiente hospitalar (Hospital Psiquiátrico) e na Atenção Básica (Centro de Atenção Psicossocial). RESULTADOS: Até o momento foram realizadas três conferências abertas para o público, com 73 participantes, que subsidiaram o desenvolvimento de uma tutoria aos ligantes com o tema Depressão. Também foi realizada uma exposição audiovisual sobre a Luta Antimanicomial no Brasil, no dia 18 de maio com 74 visitantes. Além disso, a Liga auxilia na oficina terapêutica “Cuidando das Lobas” desenvolvida no CAPS II na Vila Margarida, às mulheres acima de 45 anos no período do climatério ou menopausa. Em parceria com o mesmo local, realizou uma festa junina envolvendo profissionais, pacientes e familiares. CONCLUSÃO: A LASME proporciona aos acadêmicos uma contribuição social, profissional, sanitária e pessoal, agregando conhecimento científico e experiências profissionais. Com essa abordagem diferenciada, os estudantes sentem motivação e percebem a importância de abordar a Saúde Mental na formação, tanto em teoria quanto em prática.

Palavras-chave


Saúde mental; Enfermagem psiquiátrica; Educação