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A EXPERIÊNCIA DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MENTAL NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMS
Última alteração: 2015-11-04
Resumo
INTRODUÇÃO: No Brasil, de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, as internações de pacientes psiquiatras estão entre os maiores gastos para o Sistema Único de Saúde. As leis 8080/1990, 8142/1990 e 10.216/2001 estabelecem as diretrizes da assistência à Saúde Mental e garantem os direitos das pessoas acometidas por transtornos psiquiátricos. A Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME) desenvolve seu trabalho introduzindo a saúde mental na graduação, pois o acadêmico com acesso a diferentes situações torna-se crítico e reflexivo, proporcionando uma assistência de qualidade .OBJETIVO: Incentivar o ensino em saúde mental, proporcionar aos acadêmicos vivências,desenvolvimento de pesquisa,ensino e extensão à comunidade. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: As atividades da LASME iniciaram oficialmente em 2015 com ações educativas e tutorias que ocorrem na Unidade XII da UFMS e ações assistenciais ao paciente em ambiente hospitalar (Hospital Psiquiátrico) e na Atenção Básica (Centro de Atenção Psicossocial). RESULTADOS: Até o momento foram realizadas três conferências abertas para o público, com 73 participantes, que subsidiaram o desenvolvimento de uma tutoria aos ligantes com o tema Depressão. Também foi realizada uma exposição audiovisual sobre a Luta Antimanicomial no Brasil, no dia 18 de maio com 74 visitantes. Além disso, a Liga auxilia na oficina terapêutica “Cuidando das Lobas” desenvolvida no CAPS II na Vila Margarida, às mulheres acima de 45 anos no período do climatério ou menopausa. Em parceria com o mesmo local, realizou uma festa junina envolvendo profissionais, pacientes e familiares. CONCLUSÃO: A LASME proporciona aos acadêmicos uma contribuição social, profissional, sanitária e pessoal, agregando conhecimento científico e experiências profissionais. Com essa abordagem diferenciada, os estudantes sentem motivação e percebem a importância de abordar a Saúde Mental na formação, tanto em teoria quanto em prática.
Palavras-chave
Saúde mental; Enfermagem psiquiátrica; Educação