Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Inovação na Atenção Básica à Saúde na Equipe de Estratégia de Saúde da Família: as tecnologias do cotidiano
Joaquim Pedro Ribeiro Vasconcelos, Clélia Maria de Sousa Ferreira Parreira, Jéssica Camila de Sousa Rosa

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo tratou-se de investigar o trabalho no cotidiano do serviço de saúde de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Distrito Federal, haja vista que tal tipo de serviço apresenta potencial para reorientar o modelo de atenção à saúde, cujo foco é reorganizar serviços e reorientar as práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças, a fim de atender as necessidades locais de saúde. Objetivos: Identificar as experiências do cotidiano de Atenção à Saúde praticada pelas equipes da ESF, no âmbito da Atenção Básica, na Região Administrativa de Ceilândia; levantar na perspectiva dos profissionais de saúde, as experiências consideradas inovadoras. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo qualitativo descritivo, que utilizou a técnica da roda de conversa, onde foram convidados a participar os profissionais de saúde, gestores e lideranças comunitárias para levantamento das experiências consideradas como inovadoras. Essa técnica pretendeu incentivar a participação e a reflexão dos diversos atores, a fim de criar um local de interação para compartilhar as experiências do trabalho. Participaram do estudo 2 equipes da ESF e gestor da unidade. A coleta dos dados para análise do estudo foi feita a partir das transcrições das falas dos encontros e de anotações em um diário de campo. Além disso, utilizou-se um questionário para traçar o perfil dos participantes. Resultados: A primeira cotidiana relatada na roda foi o agendamento prévio das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas residências, a qual sinaliza uma maneira que os profissionais chegaram para organizar o serviço e ajustar os processos de trabalho, assim adaptando o serviço à realidade de saúde da região. Durante a roda foi relatado várias vezes a importância do papel do ACS na execução das tarefas no território, considerando que este é o profissional que traz a necessidade do agendamento das consultas tornando o elo direto com a população. Outra experiência relacionou-se com a intersetorialidade, no que diz respeito às parcerias. A última tratou-se da capacitação do ACS. CONSIDERAÇÕES: As experiências cotidianas identificadas no estudo representam inovação na área da saúde, onde as ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e os arranjos nos processos de trabalho fazem com que se produzam intervenções na área da saúde mais efetivas, assim cumprindo com os objetivos doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando que profissionais comprometidos com a política de saúde vigente- o SUS é fundamental para os desafios enfrentados no cotidiano dos serviços de saúde.

Palavras-chave


atenção básica; estratégia saúde da família; estratégias do cotidiano

Referências


Feuerwerker LM. Modelos tecnoassistenciais, gestão e organização do trabalho em saúde: nada é indiferente no processo de luta para a consolidação do SUS. Interface – Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.18, p. 489-506, 2005.


Araújo MBS, Rocha PM. Trabalho em equipe: um desafio para a consolidação da estratégia de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, 12(2):455-464, 2007.

 

Marques GQ, Lima MADS. As tecnologias leves como orientadoras dos processos de trabalho em serviços de saúde. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS), 25 (1):17-25p. 2004.