Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES EM RELAÇÃO AOS CUIDADOS DOMICILIARES
CAMILA POLIANA FREITAS, Roseni Rosângela Sena, Francisca das Chagas Cunha Gonçalves Neta

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


De acordo com a portaria 963, DE MAIO DE 2013, o programa de atenção domiciliar (PAD) tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários internados, a humanização da atenção, a desinstitucionalização e a ampliação da autonomia dos usuários. Compete ao profissional de saúde capacitar e aprimorar o cuidador para a execução dos cuidados no ambiente domiciliar.  Como atribuição determinada pela mesma portaria, o profissional de saúde deve acolher a demanda de dúvidas e queixas dos usuários e familiares e/ou cuidador como parte do processo de Atenção Domiciliar (AD). O presente estudo tem como cenário um dos hospitais da cidade de Belo Horizonte incorporados ao PAD, tendo como objetivo: analisar as concepções pedagógicas dos profissionais de saúde para a capacitação e aprimoramento dos cuidadores em relação aos cuidados domiciliares de usuários desospitalizados pelo PAD. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo percurso metodológico utiliza como instrumento para coleta de dados dois questionários semiestruturados. O primeiro, direcionado aos usuários em condições de responder aos questionamentos, e ou os cuidadores responsáveis pelo cuidado no domicilio, contempla as seguintes questões: Atividades a serem executadas como cuidador; conhecimento quanto ao seguimento dos cuidados, técnicas, detecção de riscos e urgências; conhecimento quanto ao funcionamento, organização, adesão e demais particularidades do programa de AD. Aos funcionários, destina-se o segundo questionário que contempla informações sobre o objetivo e importância da capacitação do cuidador; concepções pedagógicas e incorporação do processo de orientação no seu cotidiano de trabalho; planejamento do cuidado obedecendo às necessidades de cada usuário e cuidador. As respostas serão transcritas e analisadas. O processo de entrevistas encontra-se em andamento, no entanto, uma primeira análise do contato com cuidadores, permite identificar inúmeras preocupações e dúvidas relacionadas ao seguimento dos cuidados no domicilio. É possível identificar também, o empenho e boa vontade dos cuidadores no aprendizado para a execução dos cuidados. Destaca-se, portanto, a importância da atuação e do apoio dos profissionais de saúde no processo de capacitação e aprimoramento do cuidador. A análise das percepções pedagógicas dos profissionais de saúde quanto a sua atuação na aprendizagem dos cuidadores, permite a identificação de como este processo tem sido realizado no cotidiano de trabalho em saúde. Possibilita também, promover o aprimoramento dos profissionais na condução do aprendizado do cuidador, proporcionando assim, melhorias constantes na qualidade da assistência prestada no domicilio. 

Palavras-chave


Atenção Domiciliar; Políticas Públicas; Sistema Único de Saúde

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 963, DE 27 DE MAIO DE 2013. Que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).