Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE – RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA REUNIÃO PARA CUIDADORES DA UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS DO HOSPITAL SÃO JULIÃO
Vanessa T. Gubert de Matos, Maria de Fatima Bregolato Rubira de Assis, Socorro Andrade de Lima Pompilio, Luciane Perez da Costa, Camila Guimarães Polisel, Maurício Antônio Pompílio, Erica Tanowe Madallena, Edivânia Anacleto Pinheiro

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: Educação em Saúde está relacionada com as práticas compartilhadas e articuladas entre os vários níveis de gestão e a relação direta do serviço com os usuários. Nesse sentido, tais práticas devem ser valorizadas e qualificadas a fim de que contribuírem cada vez mais para a inclusão social, aprimoramento dos cuidados, significação das ações, como também a promoção da cidadania. Este relato de experiência se refere aos dois primeiros anos da prática transversal envolvendo as reuniões de cuidadores da unidade de Cuidados Continuados Integrados - CCI do Hospital São Julião, Campo Grande – MS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: As reuniões de cuidadores e clientes CCI tem sido realizadas todas as segundas-feiras, no período vespertino, com duração de uma hora e sendo conduzidas pelos residentes multiprofissionais. Essas reuniões compreendem temáticas relevantes diante das realidades vivenciadas no período de internação, bem como práticas educativas que promovam o autocuidado em relação às atividades básicas. As abordagens temáticas iniciam com a dinâmica de apresentação individual, informação do tema a ser discutido no dia, o qual depende da área multiprofissional que está conduzindo a reunião, atividade compartilhada propriamente dita, avaliação dos pares e da atividade desenvolvida. Ainda, é solicitado aos cuidadores que sugiram temas para serem abordados nas próximas reuniões. Resultados e/ou impactos: Desta forma, são realizados os encontros de saberes, práticas e vivências que contribuem para a autonomia do usuário e cuidador no processo saúde e doença, possibilitando também o aperfeiçoamento da equipe multiprofissional que pode reinventar suas práticas de forma mais humanizada. A construção compartilhada do conhecimento numa visão emancipatória tornam os sujeitos envolvidos em protagonistas do processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A concepção de Educação em Saúde se refere ao processo saúde-doença, distanciando da concepção de prevenção de doença para a promoção da saúde. Nesse sentido, estimular a coprodução de saúde dos usuários, seja ele paciente ou cuidador, em sua autonomia, tornando-os conscientes e críticos de seus processos biopsicossociais, é tarefa dos profissionais de saúde comprometidos com o cuidado.

Palavras-chave


Educação em saúde. Humanização. CCI. Cuidadores