Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Gestão de medicamentos, Programação, Hipertensão
Alexssander Freitas do Espírito Santo, Angela Cristina Rocha Gimenes

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Dentre as etapas constantes no ciclo de assistência farmacêutica, a programação assume um papel de suma importância. A programação realizada em consonância com as previsões corretas possibilita um atendimento eficiente aos usuários do sistema. Neste sentido, os medicamentos para o tratamento de doenças crônicas como a hipertensão devem atender as diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, no que concerne a disponibilidade. Diversos problemas surgem devido a falha na programação, dentre elas destacam-se a falta de medicamentos, em nível de atenção básica, para tratamento de doenças frequentes, que segundo Portela et al. (2010) “obriga os usuários do SUS a buscar em farmácias privadas, o que compromete proporção considerável da renda de indivíduos que ganham um salário”. Neste sentido é necessário que as unidades farmacêuticas se programem visando atender em termos de disponibilidade os usuários, evitando a escassez, bem como o desperdício, ao comprar quantidade desnecessária de um mesmo produto e não utilizar em tempo hábil, fazendo assim perderem a validade. Diante de todas as considerações, este estudo busca analisar a gestão de medicamentos da farmácia básica localizada no Município de Porto Murtinho – MS, na sua etapa de programação de medicamentos, escolhendo para o estudo o medicamento anti-hipertensivo, por serem de uso contínuo, e assumir maior prevalência como fator de risco, de doenças cardiovasculares como a hipertensão.  Este estudo, de natureza aplicada buscou analisar a gestão de medicamentos para hipertensão, na sua etapa de programação, tendo como objeto de estudo a Farmácia Básica do Município de Porto Murtinho – MS. O estudo apontou que as demandas de medicamentos programados para atender os usuários hipertensos são parcialmente suficientes, havendo a necessidade de o gestor realizar as programações com maior efetividade visando garantir o atendimento aos usuários do SUS.

Palavras-chave


Gestão de medicamentos, Programação, Hipertensão

Referências


AFONSO, Marina Weil. Análise dos modelos de previsão de demanda aplicados ao controle de estoque de uma farmácia hospitalar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Juiz de Fora, 2010.

 

ALMEIDA, Mário de Souza. Elaboração de projeto, tcc, dissertação e tese: uma abordagem simples e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.

 

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós graduação Lato Sensu.1.ed.-2. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

 

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

 

_______, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Aquisição de medicamentos para assistência farmacêutica no SUS: orientações básicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

 

_______, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: hipertensão arterial. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

 

_______, Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Assistência farmacêutica na atenção básica: instruções técnicas para a sua organização. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

 

_______, Lei nº. 8.666, de 21 de Junho de 1993, Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências, 1993.

 

_______, Lei nº. 8.212, de 24 de Julho de 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências, 1991.

 

_______, Lei nº. 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, 1990. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm> Acesso em 20 de Jun. de 2014.

 

DE SORDI,José Osvaldo. Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação. 1.ed. – São Paulo: Saraiva, 2013.

 

FUNDO NACIONAL DE SAÚDE. Disponível em http://www.fns2.saude.gov.br/ > Acesso em 20 de Jun. de 2014.

 

MEDEIROS, Saulo Emmanuel Rocha de; LAGIOIA, Umbelina Cravo Teixeira; FALK, James Anthony; FILHO, José Francisco Ribeiro; LIBONATI, Jeronymo José; MACIEL, Carolina Veloso. Logística Hospitalar: um estudo sobre as atividades do setor de almoxarifado em hospital público. Rev. Adm.UFSM, Santa Maria, v.2, n.1, p. 59-79, jan/abr., 2009.

 

NEUFELD, John L. Estatística Aplicada à Administração usando o Excel. 1º Ed., São Paulo: Prantice Hall, 2003.

 

NETO, Francisco de Paula Bueno de Azevedo; SILVA, Washigton Luiz Mourão; LUIZA, Vera Lucia. Gestão Logística em Saúde. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração. – UFSC: Brasília:CAPES: UAB, 2010.

 

NOVAES et al. Serviços de vacinação: a utilização do método da média móvel aritmética para previsão de demandas. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Jun/Ago, 2008.

 

PORTELA et al., Políticas públicas de medicamentos: trajetória e desafios. Rev. Cien. Farm. Básica, p. 09 – 14, 2010.

 

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. Col. José Algusto de Souza Peres et al. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

 

SILVA, Renaud B. da; PINTO, Geraldo L. de Almeira; AYRES, Antonio de P. Salmeron; ELIA, Bruno. Logística em organizações de saúde. – Rio de Janeiro: FGV, 2010.

 

SOUZA, Ana Rita Araújo de et al . Um estudo sobre hipertensão arterial sistêmica na cidade de Campo Grande, MS. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 88, n. 4, abr.  2007 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000400013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  24  jun.  2014.

 

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

ZAIRE, Carla; SILVA, Rondineli Mendes da; HASENCLEVER, Lia. Aquisições no âmbito do sistema único de saúde no Rio de Janeiro: o caso dos programas de atenção básico. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n.3, Nov, 2013.