Tamanho da fonte:
ADOLESCÊNCIA SOB A CONCEPÇÃO DE ESCOLARES DAS TRÊS ÚLTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
APRESENTAÇÃO: A adolescência é uma fase que constitui uma transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Deve-se levar em consideração que o perfil dessa fase da vida é muito mais abrangente, uma vez que varia de acordo com o contexto histórico-social, ou seja, os valores, o entretenimento, a perspectiva da sociedade sobre o adolescente, a linguagem e outros comportamentos sociais estão em constante mudança no passar das décadas e são variáveis de acordo com a sociedade. A enfermagem tem um papel fundamental no planejamento de ações educativas que visem atender de forma global esse grupo. Objetivamos conhecer a concepção de adolescentes sobre o tema adolescência e discutir as diferentes concepções de adolescentes diante da adolescência. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório de caráter descritivo. Realizado com turmas de 6º, 7º e 8º série do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, totalizando três dias. Tendo como critério de inclusão a disponibilidade das turmas para a atividade proposta. As ações educativas decorreram ao longo de 3 dias, sendo cada dia com uma turma diferente, onde era discutido um tema central: Adolescência. O primeiro momento da ação tinha como intuito a socialização entre acadêmicos e alunos, em que todos os presentes deveriam se apresentar dizendo seus nomes e idades, em seguida foi proposta a formação de três grupos, em números de membros proporcionais, de acordo com a afinidade. Cada grupo possuía dois acadêmicos como monitores, responsáveis por orientar quanto à execução da atividade. Foram disponibilizados materiais como revistas, jornais, lápis de cor, tesouras, cola, canetas e duas cartolinas por grupo. Cada grupo possuía uma cor de cartolina específica para ajudar na diferenciação dos demais. O primeiro cartaz a ser feito foi dividido em duas partes: “O que é adolescência?” e “Como está sendo a adolescência para você?”, o segundo foi elaborado de acordo com subtemas sorteados entre os grupos, que foram: “Problemas na adolescência”, “Saúde na adolescência” e “Puberdade”. Os grupos utilizaram os recursos fornecidos para elaborar colagens, desenhos e palavras expressando suas concepções sobre as temáticas propostas. Após a construção, os grupos socializaram as ideias expressas para os demais e, com base no exposto, os acadêmicos comentaram o que foi abordado. Como forma de avaliação, foram distribuídas folhas A4, e os alunos foram conduzidos a dobrar e rasgar o papel, que ganhou o formato de uma camisa, chamada de “Camisa da Adolescência”, que tinha o objetivo de receber a síntese de tudo o que eles apreenderam durante a atividade através de uma palavra, frase ou qualquer outra forma de expressão escrita por eles. Ao final, as “Camisas da Adolescência” eram penduradas em um varal, chamado “Varal da adolescência”. A turma da 6ª série era composta por quantidades iguais de meninos e meninas, a faixa etária, era de 11 a 14 anos, com predominância de 12 anos. Na divisão dos grupos, formaram-se um de meninos, um de meninas e outros por ambos os sexos. Em “O que é a adolescência?” conceituaram como algo que está entre a infância e a fase adulta, implícito na frase “um divisor de águas”, também trouxeram o estudo como atividade presente nessa fase e retrataram as mudanças corporais citando a menstruação e a maturação corporal. Amizade e brincadeiras e uma maior preocupação com a autoimagem também foram abordadas. No tópico “Como está sendo a adolescência?”, colocaram, ainda que superficialmente, o namoro como característico desse período. A tecnologia se faz presente na interação entre eles, através das redes sociais, bem como outras formas de entretenimento, como jogos e a música. A 7ª série, por sua vez, ao conceituar o que é adolescência, destacou como necessidade a vaidade e a aparência. Afirmaram também que adolescência é ter responsabilidade, estudar, diferenciar certo e errado e uma fase de maturação no sentido de mudanças corporais. No cartaz denominado “Como está sendo?”, o amor aparece como um dos principais quesitos na vida do adolescente, em contrapartida, os fracassos de relacionamentos amorosos também foram evidenciados. Além disso, as redes sociais e a tecnologia, também foram uns dos itens observados e representados como algo do cotidiano com uma importância bastante significativa para eles. Importante destacar algumas características citadas somente pelos meninos e outras somente por meninas. A importância da liberdade foi uma dessas características, criticada pelas meninas, e ao dizerem que a adolescência não está sendo como deveria, demonstram uma frustração nesse aspecto da liberdade. Relataram sentir mais necessidade em ter privacidade. Algo que as diferenciou dos meninos também foi o pensamento em relações amorosas, que elas destacaram bastante, incluindo o início de relações sexuais, ao contrário dos meninos que não citaram nada relacionado a esses aspectos. Já a 8ª série quando questionada sobre “O que é adolescência?” foi bem unificada quanto às suas descrições. Amor, namoro, paixões e vaidade são temáticas que, no geral, foram mais apresentadas pelas meninas, onde expuseram a ideia de que é nesta fase que novos sentimentos surgem. Os estudos foram brevemente citados como parte importante da adolescência. A família foi mencionada como parte fundamental. Mostraram também a importância que a boa aparência tem para um adolescente, pois é nesta fase que começam as mudanças corporais e eles notam mais o próprio corpo. As amizades neste momento são de grande importância para a convivência social, tantos os amigos pessoais como os virtuais tem enorme significância. A adolescência está sendo para os meninos, em sua maioria, o interesse por práticas de exercícios físicos. Consumir foi abordado tanto pelos meninos quanto pelas meninas, onde eles relatam a necessidade de adquirir objetos (principalmente ligados à tecnologia), interesse exposto através de frases como “eu preciso disso” e “compra mãe”. Colocaram o uso de drogas como um acontecimento problemático comum, que pode ocorrer na adolescência devido à curiosidade, bem como a gravidez, resultado de uma relação sexual sem proteção. Os alimentos não saudáveis são colocados como algo cotidiano, por mais que saibam do “mal que eles trazem” continuam a consumi-los. RESULTADOS: As preocupações com as mudanças do corpo foram relatadas de forma mais intensa pelas meninas, evidenciando a elevação da vaidade. Em relação a “namoro”, 7ª e 8ª séries aparecem com maior frequência, principalmente pelas meninas, enquanto que a 6ª série mostrou como algo ainda a ser iniciado. A consciência a respeito do surgimento da responsabilidade também apareceu de forma geral nas atividades, podendo-se inferir que esses adolescentes têm noção do processo de amadurecimento por qual estão vivenciando. E também foi possível afirmar que nas diferentes séries, a faixa etária é fundamental para o nível de entendimento do que é a adolescência pelos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do que foi exposto, torna-se nítido a importância de desenvolver ações educativas que visem atender de forma integral à saúde dos adolescentes, esclarecendo dúvidas e sensibilizando-os na prevenção de doenças, de acordo com as especificidades de cada adolescente. Frente a essa realidade, os enfermeiros precisam buscar aprofundar conhecimentos através da pesquisa sobre essa etapa da vida do ser humano, dentro de um contexto sociopolítico e cultural. Desta forma poderão planejar uma assistência de qualidade, voltada para as necessidades dessa população de forma integrada.
Palavras-chave
Adolescentes; Educação; Saúde.