Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ADOLESCÊNCIA SOB A CONCEPÇÃO DE ESCOLARES DAS TRÊS ÚLTIMAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Évany Maria Umbelina Amorim Smith, Ana Caroline Batista da Silva, Ingrid Raiane Renê Cordeiro, Chistopher Wallace Souza do Nascimento

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: A adolescência é uma fase que constitui uma transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Deve-se levar em consideração que o perfil dessa fase da vida é muito mais abrangente, uma vez que varia de acordo com o contexto histórico-social, ou seja, os valores, o entretenimento, a perspectiva da sociedade sobre o adolescente, a linguagem e outros comportamentos sociais estão em constante mudança no passar das décadas e são variáveis de acordo com a sociedade. A enfermagem tem um papel fundamental no planejamento de ações educativas que visem atender de forma global esse grupo. Objetivamos conhecer a concepção de adolescentes sobre o tema adolescência e discutir as diferentes concepções de adolescentes diante da adolescência. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório de caráter descritivo. Realizado com turmas de 6º, 7º e 8º série do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, totalizando três dias. Tendo como critério de inclusão a disponibilidade das turmas para a atividade proposta. As ações educativas decorreram ao longo de 3 dias, sendo cada dia com uma turma diferente, onde era discutido um tema central: Adolescência. O primeiro momento da ação tinha como intuito a socialização entre acadêmicos e alunos, em que todos os presentes deveriam se apresentar dizendo seus nomes e idades, em seguida foi proposta a formação de três grupos, em números de membros proporcionais, de acordo com a afinidade. Cada grupo possuía dois acadêmicos como monitores, responsáveis por orientar quanto à execução da atividade. Foram disponibilizados materiais como revistas, jornais, lápis de cor, tesouras, cola, canetas e duas cartolinas por grupo. Cada grupo possuía uma cor de cartolina específica para ajudar na diferenciação dos demais. O primeiro cartaz a ser feito foi dividido em duas partes: “O que é adolescência?” e “Como está sendo a adolescência para você?”, o segundo foi elaborado de acordo com subtemas sorteados entre os grupos, que foram: “Problemas na adolescência”, “Saúde na adolescência” e “Puberdade”. Os grupos utilizaram os recursos fornecidos para elaborar colagens, desenhos e palavras expressando suas concepções sobre as temáticas propostas. Após a construção, os grupos socializaram as ideias expressas para os demais e, com base no exposto, os acadêmicos comentaram o que foi abordado. Como forma de avaliação, foram distribuídas folhas A4, e os alunos foram conduzidos a dobrar e rasgar o papel, que ganhou o formato de uma camisa, chamada de “Camisa da Adolescência”, que tinha o objetivo de receber a síntese de tudo o que eles apreenderam durante a atividade através de uma palavra, frase ou qualquer outra forma de expressão escrita por eles. Ao final, as “Camisas da Adolescência” eram penduradas em um varal, chamado “Varal da adolescência”. A turma da 6ª série era composta por quantidades iguais de meninos e meninas, a faixa etária, era de 11 a 14 anos, com predominância de 12 anos. Na divisão dos grupos, formaram-se um de meninos, um de meninas e outros por ambos os sexos. Em “O que é a adolescência?” conceituaram como algo que está entre a infância e a fase adulta, implícito na frase “um divisor de águas”, também trouxeram o estudo como atividade presente nessa fase e retrataram as mudanças corporais citando a menstruação e a maturação corporal. Amizade e brincadeiras e uma maior preocupação com a autoimagem também foram abordadas. No tópico “Como está sendo a adolescência?”, colocaram, ainda que superficialmente, o namoro como característico desse período. A tecnologia se faz presente na interação entre eles, através das redes sociais, bem como outras formas de entretenimento, como jogos e a música. A 7ª série, por sua vez, ao conceituar o que é adolescência, destacou como necessidade a vaidade e a aparência. Afirmaram também que adolescência é ter responsabilidade, estudar, diferenciar certo e errado e uma fase de maturação no sentido de mudanças corporais. No cartaz denominado “Como está sendo?”, o amor aparece como um dos principais quesitos na vida do adolescente, em contrapartida, os fracassos de relacionamentos amorosos também foram evidenciados. Além disso, as redes sociais e a tecnologia, também foram uns dos itens observados e representados como algo do cotidiano com uma importância bastante significativa para eles. Importante destacar algumas características citadas somente pelos meninos e outras somente por meninas. A importância da liberdade foi uma dessas características, criticada pelas meninas, e ao dizerem que a adolescência não está sendo como deveria, demonstram uma frustração nesse aspecto da liberdade. Relataram sentir mais necessidade em ter privacidade. Algo que as diferenciou dos meninos também foi o pensamento em relações amorosas, que elas destacaram bastante, incluindo o início de relações sexuais, ao contrário dos meninos que não citaram nada relacionado a esses aspectos. Já a 8ª série quando questionada sobre “O que é adolescência?” foi bem unificada quanto às suas descrições. Amor, namoro, paixões e vaidade são temáticas que, no geral, foram mais apresentadas pelas meninas, onde expuseram a ideia de que é nesta fase que novos sentimentos surgem. Os estudos foram brevemente citados como parte importante da adolescência. A família foi mencionada como parte fundamental. Mostraram também a importância que a boa aparência tem para um adolescente, pois é nesta fase que começam as mudanças corporais e eles notam mais o próprio corpo. As amizades neste momento são de grande importância para a convivência social, tantos os amigos pessoais como os virtuais tem enorme significância. A adolescência está sendo para os meninos, em sua maioria, o interesse por práticas de exercícios físicos. Consumir foi abordado tanto pelos meninos quanto pelas meninas, onde eles relatam a necessidade de adquirir objetos (principalmente ligados à tecnologia), interesse exposto através de frases como “eu preciso disso” e “compra mãe”. Colocaram o uso de drogas como um acontecimento problemático comum, que pode ocorrer na adolescência devido à curiosidade, bem como a gravidez, resultado de uma relação sexual sem proteção. Os alimentos não saudáveis são colocados como algo cotidiano, por mais que saibam do “mal que eles trazem” continuam a consumi-los. RESULTADOS: As preocupações com as mudanças do corpo foram relatadas de forma mais intensa pelas meninas, evidenciando a elevação da vaidade. Em relação a “namoro”, 7ª e 8ª séries aparecem com maior frequência, principalmente pelas meninas, enquanto que a 6ª série mostrou como algo ainda a ser iniciado. A consciência a respeito do surgimento da responsabilidade também apareceu de forma geral nas atividades, podendo-se inferir que esses adolescentes têm noção do processo de amadurecimento por qual estão vivenciando. E também foi possível afirmar que nas diferentes séries, a faixa etária é fundamental para o nível de entendimento do que é a adolescência pelos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do que foi exposto, torna-se nítido a importância de desenvolver ações educativas que visem atender de forma integral à saúde dos adolescentes, esclarecendo dúvidas e sensibilizando-os na prevenção de doenças, de acordo com as especificidades de cada adolescente. Frente a essa realidade, os enfermeiros precisam buscar aprofundar conhecimentos através da pesquisa sobre essa etapa da vida do ser humano, dentro de um contexto sociopolítico e cultural. Desta forma poderão planejar uma assistência de qualidade, voltada para as necessidades dessa população de forma integrada.

Palavras-chave


Adolescentes; Educação; Saúde.