Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DA TEORIA A PRATICA
Denize de Oliveira Nascimento, Cleverton Diego de Oliveira Nascimento, Rogério Andrade dos Santos, José Cicero Silva, Isabelle Souza de Mélo Silva

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


A educação em saúde pode ser entendida como processo que procura capacitar indivíduos a agir conscientemente diante da realidade cotidiana, com aproveitamento de experiências anteriores formais ou informais, tendo sempre em vista a integração, continuidade, democratização, do conhecimento e do plano social. É um campo multifacetado, para o qual convergem diversas concepções, tanto na área da educação, como da saúde, as quais espelham diferentes compreensões do mundo (SILVA, 2012). Na prática, geralmente, a educação tem sido considerada apenas como divulgação, transmissão de informações, de forma fragmentada e distante da realidade de vida da população, causando a não compreensão por parte das pessoas e consequentemente o aumento de doenças (VRANJAC, 2002). O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da educação em saúde, e também fazer com que as estratégias de melhoramento da saúde passe da teoria à prática, através do projeto de extensão e da interação entre estudantes de diversas áreas do conhecimento, levando informações valiosas para a Cidade de Nossa Senhora da Glória Sergipe, contribuindo desta forma para a sensibilização das pessoas, sobre a importância de preservar a saúde. A metodologia utilizada foi baseada no trabalho de Feijão et al. (2007) e Piovesan et al. (2005), em que foi feita uma entrevista através da aplicação de um questionário elaborado a partir dos estudos feitos pela equipe de pesquisa, tendo como eixo central a identificação da doença ou situação emergente. O primeiro passo para o trabalho com a comunidade em um bairro de Nossa Senhora da Glória se deu pela aplicação do método da Estimativa Rápida, onde coletaram-se dados não formais sobre as condições gerais de vida das pessoas residentes no local, como aspectos relacionados à saúde, ambiente, moradia, quanto às principais conquistas e dificuldades vividas naquela localidade. Na entrevista foram relatados pelo agente de saúde os seguintes casos, a existência de um problema de saneamento básico, pessoas com diabetes, dislipidemia, e com hipertensão. Esse processo permitiu redirecionar algumas ações contempladas no plano de ação, adequando às atividades que se iniciariam a partir daquele momento. Diante dos resultados apresentados, conclui-se que, questões socioeconômicas, ambiental e prevenção da saúde têm total influência sobre a prevalência de doenças tanto de crianças como em adultos, deste modo torna-se visível à importância de intervenções no sentido de propiciar melhorias na saúde, uma vez que este projeto mostra-se promissor para desenvolvimento de futuros trabalhos e implantação de novos métodos de promoção à saúde. Portanto ao promovemos saúde e esta ter um conceito amplo, concomitante percebe-se que ao promovermos a saúde devemos prevenir a doença.

Palavras-chave


Educação em Saúde.Doença.Pratica

Referências


 

SILVA, Antonio Fernando Lyra da, Extensão universitária na UFF: uma análise crítica no campo da saúde com foco na formação, CMS – Instituto De Saúde Da Comunidade, UFF – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2012.

 

FEIJÃO; Alexsandra Rodrigues; GALVÃO, Marli Teresinha Gimeniz, Ações de educação em saúde na atenção primária: revelando métodos, técnicas e bases teóricas, Rev. RENE. Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 41-49, maio./ago.2007

PIOVESAN, Márcia Franke; Padrão, Maria Valéria Vasconcelos; Dumont, Maria Umbelina; Gondim, Gracia Maria; Oviromar Flores; Pedrosa, José Ivo; Lima, Luiz Felipe Moreira, Vigilância Sanitária: uma proposta de análise dos contextos locais, RevBrasEpidemiol, Rio de Janeiro, 2005.

VRANJAC, Alexandre; Educação em Saúde: coletânea de técnicas, Secretaria da Saúde. Centro de Vigilância, Epidemiológica, São Paulo 2002.