Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS SERVIDORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ POR MEIO DE INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA
Diniz Pontarolo, Angela Cristina Rocha Gimenes

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Nos últimos anos avanços são notados no Sistema Prisional Brasileiro, principalmente, em relação à construção de novos Estabelecimentos Penais, promoção das áreas de inteligência e na ressocialização dos apenados. No entanto, há uma grande lacuna no âmbito da atenção à qualidade de vida e saúde dos servidores prisionais. Quando se trabalha no Sistema Penitenciário do Paraná, percebe-se a fragilidade da saúde dos agentes penitenciários, e nisto, a necessidade de identificar quais eram os maiores problemas de saúde dos servidores. Através do estudo de 6170 atestados médicos conseguimos identificar quais as doenças ocupacionais mais prevalentes como: Problemas Osteomusculares, Psiquiátricos, Dentários, Gástrico, Cardiológico, otorrino entre outros. A criação deste programa de intervenção é capaz de estabelecer um espaço onde o servidor/agente poderá expor suas angústias antes que ela se torne patológica, auxiliando na diminuição dos custos emocionais e financeiros que a instalação de uma doença emocional pode causar tanto a nível pessoal e familiar, quanto a nível social para o Estado Através da literatura e da análise dos atestados constatou-se a necessidade de manter convênio com alguma universidade para intervenção de psicologia para melhorar a qualidade de vida desses servidores. Os objetivos foram melhorar a qualidade de vida dos servidores do sistema penitenciário por meio de intervenções da Psicologia, sensibilizar o servidor para o reconhecimento da necessidade de se cuidar do aspecto emocional de sua vida, de seu stress e da possibilidade de se ter estes cuidados neste programa e realizar atividades que possam gerar autoconsciência e acolhimento de suas angustias e implantar um serviço de psicoterapia A conclusão do projeto é que a procura por tratamento de psicologia foi significativa e houve rotatividade grande de atendimentos e no momento 20 servidores encontra-se em tratamento. O trabalho foi reconhecido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) no qual houve premiação do selo dos Objetivos do Desenvolvimento do milênio (ODM).

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Representante no Brasil da OPAS/OMS. Doenças Relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde, 2001.
FERREIRA, D.K.; BONFIM, C.; AUGUSTO, L.G. Condições de Trabalho e Morbidade Referida de policiais Milirares, Recife- PR, Brasil. Saúde Sociedade. V12, n 4, p 989-1000, 2012.
LOBOSCO, 2009. Prisionização: Múltiplos Aspectos Da Assimilação Prisional.
SILVEIRA, 2009. “Se Tirar O Colete Não Dá Pra Saber Quem É Preso, Quem É Agente”: Trabalho, Identidade E Prisionização.
MORAES, Pedro Rodolfo Bodêde. Punição, encarceramento e construção de identidade profissional entre agentes penitenciários. São Paulo: IBCCRIM, 2005. 285p. (Monografias, 33)
D. EDWARD,Palmer Thompson: posições e oposições. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p.35.
Classificação Internacional de Doenças (CID) no endereço eletrônicohttp://www.bulas.med.br/cid-10/