Tamanho da fonte:
FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE, RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) foi pensado pela Rede Unida e é financiado pelo Ministério da Saúde e pela Organização PanAmericana de Saúde, sendo realizado com o apoio das Secretárias de Saúde Estadual e Municipal. O projeto tem como intuito proporcionar espaços para graduandos que querem vivenciar o Sistema Único de Saúde (SUS) para que, posteriormente, em sua atuação profissional, tenham compreensão sobre a complexidade do seu funcionamento. Atualmente, além de graduando, participam movimentos sociais, residentes e estudantes tecnológicos. O objetivo deste trabalho é divulgação e debate sobre este projeto, assim como instigar reflexões sobre este espaço, um enriquecedor campo de construção de conhecimento e troca de experiências. Na referida vivência participam cerca de trinta estudantes em cada edição, a principal intenção é de integração, socialização, ampliação de olhares e de concepções. Os estudantes são de distintos municípios do Ceará e de diversas áreas de estudo, pautando a singularidade dos indivíduos e dos conhecimentos. Considerou-se na escolha dos estudantes a heterogeneidade de cursos, as especificidades dos sujeitos, entendendo que dessa forma enriqueceria os debates e expandiria a percepção dos grupos, devido os diferentes campos da ciência. Participamos da vivência do VER-SUS no período de 20 de julho a 03 de agosto de 2013. Foram realizadas visitas a variados espaços de cuidados em saúde, assim como em ambientes que podemos promovê-la. Uma experiência que possibilitou múltiplas visões sobre as realidades do SUS, contribuindo para a qualificação de futuros profissionais, considerando a saúde como campo de atuação que agrega diversas áreas, carregando o aspecto multidisciplinar. Na experiência, percebe-se que os indivíduos que possuem possibilidade de participar do VER-SUS e que são futuros profissionais do SUS, poderão se apropriar melhor do sistema de saúde pública, com noção de suas múltiplas vertentes, suas atribuições. Não fomos convidados a apenas receber informações, mas de nos apropriarmos do processo de construção do nosso conhecimento, de praticarmos a autonomia. Incentivamos os debates através das visitas institucionais, das rodas de conversa, partindo da contribuição singular que cada integrante acrescenta, edificando nosso pensamento a respeito do SUS. Considera-se que os estudantes que tem curiosidade na temática, participem desse projeto, aprimorado a cada versão, dando continuidade a experiência que enriquece o campo de conhecimento de cada integrante. Problematiza-se aqui a necessidade de formação dos alunos interessados em atuar na saúde antes de ingressarem como profissionais do SUS, pois se faz necessário compreender a estrutura de tal sistema, além de seu funcionamento e dos serviços disponíveis.