Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relatos de uma abordagem multidisciplinar para a formação em saúde: o caso da Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília
Rodrigo Silvério de Oliveira Santos, Thamires Botelho Lopes

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


O presente estudo é fruto do relato de experiência de formação nas graduações em  Fisioterapia e Saúde Coletiva sob uma abordagem multidisciplinar oferecida pela Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília, cujo o caráter formativo é voltado para as ciências da saúde.  A formação básica de todos os cursos do referido campus perpassa pela dinâmica de turmas e disciplinas comuns à todos os graduandos até o quarto semestre, com abordagens de diversas áreas do conhecimento, desde as ciências humanas e sociais até as ciências biológicas e exatas. Foi feita a junção da percepção de uma estudante de Fisioterapia e um estudante de Saúde Coletiva para que a partir das experiências individuais em cursos diferentes se conseguisse chegar a um compilado de fortalezas e fragilidades no modelo implantado pela UnB. Constatou-se que a abordagem multidisciplinar configura um avanço na formação em saúde, garantindo que os futuros profissionais estejam em consonância com o que é pregado na doutrina do SUS, ao passo que a formação técnica e humanística caminham paralelamente nessa experiência. Também foram evidenciados alguns desafios para o pleno cumprimento da meta de uma formação diferenciada, entre os pontos a serem trabalhados, se destaca o de criar novas estratégias de atração dos estudantes dos diferentes cursos para áreas que tradicionalmente não são abordadas no ensino técnico e peculiar de cada profissão. Considera-se que esse tipo de relato contribui para o conhecimento de um método de ensino inovador e desafiador  que pode contribuir com outras instituições nas suas abordagens de ensino.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Formação em Saúde; Multidisciplinaridade