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Portfólio como estratégia de aprendizagem a partir da vivência dos alunos
Última alteração: 2015-10-22
Resumo
APRESENTAÇÃO: O presente trabalho é resultado da experiência vivenciada no Projeto Observatório do Controle Social (OBCS) do SUS. Trata de uma atividade que os alunos tem que cumprir durante sua experiência no projeto. A atividade proposta é a construção de um portfólio a partir da vivência acadêmica e pessoal de cada um. DESENVOLVIMENTO: Os alunos sistematizaram o seu conhecimento, a sua experiência, o seu olhar sobre a sua trajetória no OBCS. São realizadas apresentações durante o semestre, por meio de um portfólio. Definimos portfólio a partir das referências consultadas, como um instrumento de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor. É a organização dos saberes, demonstrando todo um processo de construção de pensamento. O portfólio consiste na coleta, registro e sistematização de todo o material e referências que integram as pesquisas e observações dos alunos, como diários de campo, achados bibliográficos e fichamentos, recortes de jornais, revistas, documentos eletrônicos (vídeos, filmes, documentários, entrevistas etc.) poesia, textos, orientações diversas, registro de visitas, relatórios, entre outros. Cada aluno registrou Pasta individual ou caderno contemplando um índice sequencial do material com as seguintes informações: Nome do aluno (a), do professor, curso, série, ano, instituição, nome do projeto; Índice; Justificativa do portfólio (texto redigido pelo aluno com criatividade); Textos (artigos) lidos com intervenções pessoais (ex.: fichamentos); Anotações /registros de aulas/encontros/reuniões/ congressos/ encontros (o objetivo de cada aula e a reflexão sobre o que está aprendendo com o projeto; Trabalhos, pesquisas / entrevistas realizadas / estudos de caso; Autoavaliação (felicitações, críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender, o que planeja fazer; Indicações de leituras, sites e filmes etc.; Fotografias, CDs, DVDs com documentação dos momentos / trabalhos registrados; Notícias lidas extraídas de jornais, sites, revistas ou reportagens (com comentários do aluno sobre sua opinião); Relatórios/comentários de filmes assistidos; Produções artísticas; Diário reflexivo do processo ensino-aprendizagem (mensagens / recados dos colegas / do professor/ do preceptor); Glossário e outros. RESULTADOS: Os alunos apresentam seus portfólios com um diário reflexivo, registram seus pensamentos, seus sentimentos, sua auto avaliações de crescimento ao longo de sua experiência no projeto. É o momento da escuta do aprendizado do aluno, realizada pelo aluno. Durante os relatos observou-se que os alunos expõem suas críticas a atividades realizadas, trazem sugestões, contam as suas vivências, suas dificuldades, e a compreensão que tudo isso faz parte da caminhada do percurso acadêmico e em especial desse projeto de extensão. CONSIDERAÇÕES: O portfólio possibilitou a avaliação do aprendizado do aluno a partir do seu relato, da sua reflexão crítica, deixando-o livre para usar a sua criatividade. Ouvir os relatos emocionados sobre a trajetória de cada um, verificar a construção do portfólio físico por meio de sistematização de tudo que o aluno avaliou que contribuiu para o seu processo de aprendizado. Tudo isso possibilitou aos professores e preceptores verificar a percepção e aprendizado do aluno por meio de uma concepção dialógica.
Referências
BOTH, I. Avaliação-ensino. Curso Normal Superior por Mídias Interativas. UEPG. 2000.
Grace, C., SHORES, E. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VITÓRI, S. O Portfólio como Instrumento de Avaliação na Organização do Trabalho Pedagógico. (mimeo)
ALTHAUS,M.T.M. Portfólio. Disponível em << http://www.uepg.br/uepg_departamentos/demet/disciplinas/Roteiro%20portf%C3%B3lio.pdf>>. Acesso em 06 de Julho de 2013.