Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ACOLHIMENTO COMO BOA PRÁTICA NA ABORDAGEM AOS VISITANTES DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE DE BELO HORIZONTE, MG
Rafaella Augusta Rodrigues Palhano, Luciana Alves Silveira Monteiro, Jaqueline Marques Lara Barata

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Política Nacional de Humanização tem como uma de suas diretrizes o acolhimento, que se caracteriza pelo modo como os processos de trabalho em saúde são operados, ouvir os usuários e assumir uma postura capaz de acolher leva o profissional a pactuar respostas e transmitir a segurança e a tranquilidade que a família do beneficiário procura, por meio de informações, o que favorece a construção de uma relação de confiança e compromisso dos beneficiários com as equipes. Ressalta-se que é importante que o profissional realize o acolhimento no momento da chegada do visitante/usuário pelo fato do setor de terapia intensiva ser um setor que gera sentimentos de aflição e angustia. O projeto tem por objetivo acolher os visitantes do setor de terapia intensiva de forma humanizada dentro das diretrizes da Política Nacional de Humanização a partir de sua chegada, abordando os familiares na porta de entrada da unidade. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a importância do acolhimento como boa prática na abordagem aos visitantes em uma unidade de terapia intensiva. Os visitantes são abordados no hall de entrada da referida unidade, onde são realizadas orientações quanto a biossegurança tanto individual, quanto as melhores formas de aproximação dos pacientes. Além disso, são repassadas rotinas do setor de terapia intensiva, a dinâmica do serviço e os visitantes são incentivados a manter uma postura positiva e otimista. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Com a execução do projeto, houve oficinas de sensibilização com os profissionais da unidade de terapia intensiva, abordando a recepção do usuário de forma humanizada e a presença de um profissional, acolhendo os visitantes na porta de entrada da unidade, ressalta-se que em três meses de execução do projeto, houve uma abordagem de 2211 usuários que chegam a unidade para a visita na parte da tarde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O acolhimento humanizado na unidade de terapia intensiva implica em prestar um atendimento resoluto a fim de facilitar a chegada da família a unidade, além de criar uma relação de confiança entre a família e a equipe, de modo que o profissional atue de maneira holística no cuidado e tratamento do paciente, podendo ainda distinguir insegurança e medo na família, manter a inserção social do paciente durante toda a sua internação além de colher dados do contexto de vida do beneficiário, o que promove uma atenção integral durante sua internação.

Palavras-chave


Acolhimento; Política Nacional de Humanização; Unidade de Terapia Intensiva