Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A experiência da Interação Ensino-Serviço na Área Técnica de Saúde Bucal da SES-RJ
Renata C Jorge, Mara Cristina Ribeiro, Regina Varoto, Cristina Tavares, Silvia Assis

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


As diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Odontologia (Brasil, 2002) apontam para um projeto político pedagógico que contemple atividades extramuro e complementares para os discentes, como estágios e monitorias. Ao mesmo tempo, propõe que os profissionais de saúde devem ter responsabilidade com a educação das futuras gerações de profissionais, realizando a interação entre ensino e serviço. Este resumo objetiva relatar a experiência da Área Técnica de Saúde Bucal da Superintendência de Atenção Básica, da Subsecretaria de Atenção a Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (ATSB/SES-RJ) de oportunizar estágio voluntário para residente multiprofissional em Saúde da Família de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no ano de 2014. O residente era acompanhado por toda a equipe e tinha um profissional de referência para os detalhamentos do processo de trabalho. Por determinação da instituição do estudante, era solicitado um diário de campo com as atividades realizadas e um controle semanal de frequência. A participação em reuniões, discussões e atividades diárias da equipe eram estimuladas, para que o residente vivenciasse o trabalho da gestão estadual de saúde bucal e as interelações com a atenção básica e demais níveis de atenção. As reuniões semanais da equipe também se constituíam um espaço privilegiado de troca com todos os membros da Área, estimulando pautas diversificadas e oxigenando o cotidiano do trabalho. Em suma, esta experiência proporcionou para a equipe uma renovação de discussões pertinentes, atualização de conteúdos, uma rica troca de experiências e a estima de novas ofertas de estágio na ATSB/SAB/SAS/SES-RJ.

Palavras-chave


saude bucal; educação; integração ensino-serviço

Referências


Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 03, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia, 2002.