Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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INTEGRAÇÃO ACADÊMICA E DEVOLUTIVA SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR EM OBESIDADE E CIRURGIA BARIÁTRICA
Talita Fernandes Araújo, Thaís Martins Gonçalves, Juarez Távora de Siqueira Júnior

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


Os conteúdos curriculares do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal de Goiás preconizam humanizar e integrar o discente à comunidade, com este intuito, um grupo de acadêmicos do 1º ano de Medicina, matriculados na disciplina de Integração do Método Clínico I, buscaram através de ações de promoção e de educação em saúde corresponsabilizar-se pela própria formação inicial e pela construção e socialização de conhecimentos. Esses estudantes promoveram uma ação-chave de intervenção coletiva em cenário externo à Universidade sobre o tema: O SISTEMA DIGESTIVO E AS DIRETRIZES DA CIRURGIA BARIÁTRICA. O grupo de acadêmicos de dez estudantes foi formado pelos docentes da disciplina e o tema foi escolhido após a determinação de este estar relacionado ao sistema digestório.  A atividade prática foi idealizada e realizada após discussão do grupo, que pesquisou e se inteirou sobre o tema, as dúvidas, as queixas e as angústias dos pacientes obesos que realizaram ou realizarão a cirurgia bariátrica. Por isso, os acadêmicos entraram em contato com os administradores do Programa de Controle e da Cirurgia de Obesidade (PCCO) do Hospital Alberto Rassi de Goiânia (HGG) e propuseram esclarecer, tirar dúvidas e estimular a conscientização do paciente sobre todo o processo pré e pós-operátorio.  Essa ação, ocorrida em dezembro de 2014, para além dos muros do ensino superior teve a participação de todos os dez estudantes, de um professor/médico Cirurgião do Aparelho Digestivo e de 20 pacientes do PCCO do HGG. Os estudantes juntamente com o professor trouxeram os seguintes tópicos para discussão: Indicações e Contraindicações da Cirurgia Bariátrica, Aspectos Básicos das Técnicas Cirúrgicas, Riscos Cirúrgicos, Pós-operatório e Resultados da Cirurgia. A discussão ocorreu pela apresentação de cada tópico em slides pelos estudantes, sendo cada um intercalado por perguntas dos pacientes e por esclarecimentos dos discentes e do professor, tendo o tempo de duração de duas horas. Os estudantes levaram também material impresso na forma de banner sobre a Obesidade e a Cirurgia Bariátrica a ser disponibilizado a todos os integrantes do PCCO. A atividade apresentou-se como uma experiência positiva de ensino-aprendizagem do estudante-médico/professor-paciente, sendo de grande importância para o aprimoramento da responsabilidade social do futuro médico em formação e de todos que participaram da ação-chave, para o aperfeiçoamento da capacidade de comunicação do profissional da saúde com o paciente e para o incentivo à construção coletiva de conhecimento em todos os momentos de trabalho, principalmente aqueles voltados para a comunidade, pois mesmo havendo um programa voltado aos pacientes no HGG, estes se mostraram satisfeitos com a forma de esclarecimento promovida, com a discussão sobre os medos a respeito da cirurgia bariátrica que alguns apresentavam e com a atenção dada pelos estudantes e pelo professor. Recomenda-se, portanto, a inserção de ações de promoção e de educação em saúde em todos os níveis de atenção, pois o conhecimento deve ser construído e socializado, a fim de se obter uma integração da comunidade acadêmica com todos os indivíduos sociais.  

Palavras-chave


educação médica;promoção de saúde; socialização de conhecimento