Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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PET Saúde-Redes de Atenção à Saúde: limites e possibilidades da experiência de integração ensino-serviço na PUC Minas/Betim
Luiz Carlos Castello Branco Rena, Nicole de Oliveira Bernardes, Renato Diniz Silveira, Sabrina Viana

Última alteração: 2015-10-23

Resumo


PUC Minas em Betim, em seu percurso de 17 anos vem construindo um perfil que agrega cursos na área de ciências da saúde e biológicas, como Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Psicologia, Ciências Biológicas e mais recentemente Biomedicina. Estes têm trabalhado na formação de profissionais com visão multidisciplinar, cumprindo o preceito da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. A atuação interprofissional é crescente na unidade e começa a produzir novos saberes e práticas na integração ensino-serviço. A parceria entre a PUC Minas e a Prefeitura Municipal tem favorecido novas perspectivas e bons resultados acerca da educação permanente e integração ensino-serviço numa lógica que focaliza o campo assistencial público como objeto privilegiado de transmissão de conhecimentos das práticas de cuidado. O convênio entre a Universidade e a rede assistencial é formalizado por contrato, é regido e avaliado de forma contínua e integrada, o que gera um importante movimento de mútua colaboração, onde o cidadão betinense tem sido o mais beneficiado na melhoria da qualidade de atendimento de suas demandas assistenciais. Há consenso quanto à necessidade de ampliação da abordagem aos determinantes do processo saúde-doença na formação acadêmica. É preciso conciliar as dimensões biológicas e sociais, bem como o singular e o coletivo, numa perspectiva dialética. Os Cursos buscam integrar a orientação teórica com as práticas de serviço através dos estágios curriculares e a atividades extensionistas, em todos os níveis de atenção, porém, tal processo carece de aprimoramento. A situação almejada reflete-se na ampla integração ensino-serviço, desde os primeiros períodos dos Cursos, com aumento da complexidade de análise e interação à medida que o aluno avança no percurso acadêmico. Os estágios são desenvolvidos prioritariamente na rede SUS Betim, contudo, existem atividades realizadas em instituições privadas deste e outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este projeto envolvendo discentes e docentes dos cursos de graduação de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia da PUC Minas/Betim e outros profissionais inseridos na rede do SUS Betim tem como objetivo fortalecer as redes de atenção psicossocial e a rede de atenção às pessoas com doença crônica priorizando o enfrentamento do câncer de mama, por meio de práticas de intervenção que busquem a qualificação dos profissionais de saúde e alunos envolvidos, fomentando grupos de aprendizagem tutorial para intervenção na realidade estudada. Tais propostas buscam atuar em duas áreas temáticas prioritárias: rede de atenção psicossocial - priorizando o enfretamento do álcool, crack e outras drogas e rede de atenção às pessoas com doenças crônicas, priorizando o enfrentamento do câncer de colo de útero e mama. O subprojeto “Cuidando das mamas: Rede de atenção e cuidado para o controle do câncer de mama em usuárias do sistema público de saúde do município de Betim tem como objetivo prioritário conscientizar a mulher em relação aos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama (“ breastawareness”), melhorando a detecção precoce do câncer de mama em qualquer contexto e nas diversas faixas etárias e diminuindo a mortalidade relacionada à detecção tardia. O câncer de mama apresenta grande incidência e significativos índices de morbidade e mortalidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, em geral, esse é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, excetuando-se os tumores de pele não melanoma. Se diagnosticado e tratado precocemente o câncer de mama tem, relativamente, um bom prognóstico. Apesar disso, 50% dos casos são diagnosticados tardiamente quando a doença se encontra em estádios avançados. A detecção tardia pode ser explicada pelo fato das mulheres não controlarem os fatores de risco associados à doença – obesidade e sedentarismo, não fazerem a auto palpação de forma rotineira e pelas dificuldades de acesso aos serviços de saúde para o alcance da cobertura adequada da população alvo no rastreamento. O subprojeto “Rede de Atenção Psicossocial: Atividades coletivas/oficinas terapêuticas” teve como objetivo contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde de usuários da saúde mental, a partir da realização de oficinas terapêuticas. As oficinas terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial devem compreender ações pedagógicas, terapêuticas e clínicas simultaneamente, a fim de favorecer à produção da autonomia, num trabalho em equipe, considerando, inclusive a participação do usuário desta rede. Betim historicamente priorizou o atendimento à crise nos CAPS. O subprojeto “Rede de Atenção Psicossocial articulada à Atenção Primária à Saúde:  Matriciamento em saúde mental, priorizando o enfrentamento do álcool, crack e outras drogas” pretendia aprimorar a assistência aos usuários da saúde mental - portadores de sofrimento mental e usuários de crack, álcool e outras drogas - através da parceria entre ensino, serviço e comunidade por meio de pesquisa e formação em serviço, oportunizando a construção de conhecimentos e conceitos em vivência com a realidade prática da Saúde Mental no contexto da saúde coletiva. É imperiosa a qualificação do processo assistencial dos vários profissionais que compõem a rede assistencial e de saúde por implicar a busca por atendimento humanizado e de qualidade. De acordo com Amarante (1998), a Reforma Psiquiátrica e a proposta de desinstitucionalização se processam através da criação de uma série de equipamentos funcionando como substitutivos, e não complementares ao hospital psiquiátrico. Nessa linha de cuidados, a rede de atenção em saúde mental está desenvolvendo o trabalho de Apoio Matricial (AM) junto à atenção básica, que se constitui numa estratégia que visa “outorgar suporte técnico às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população, compartilhando casos em forma de co-responsabilização pelos casos, discussões conjuntas, intervenções conjuntas junto às famílias e comunidades ou em atendimentos conjuntos” (BRASIL, 2004, p.80). É importante integrar a atenção básica com os dispositivos assistenciais de atendimento de urgência e tratamento continuado dos dependentes químicos em Betim, com vistas à prevenção de recaídas. Diante disso, é essencial estimular a articulação entre os profissionais de saúde envolvidos nessa temática, tanto do CAPS, da UBS quanto de outros serviços, através de encontros para discussão, construção e ampliação da forma de assistir esses sujeitos que transitam entre essas esferas de prestação de atendimento. Neste trabalho oferecemos uma reflexão crítica da experiência de coordenação de um projeto de alta complexidade identificando e analisando as tensões e desafios que emergem no âmbito da IES e dos diferentes cursos envolvidos; da relação com a gestão do SUS, bem como no contexto dos serviços que se constituíram como cenários de práticas e na relação com os estudantes e preceptores. 

Palavras-chave


PRÓ-PET Saúde; Educação Interprofissional; Formação em Saúde

Referências


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