Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DO NATT: NÚCLEO DE ACOLHIMENTO AO TRABALHADOR E TRABALHADORA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BREVES – PARÁ
MARIELE BORGES DO NASCIMENTO

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


RESUMO: O trabalho ora apresentado propõem implantar serviços de saúde para atender aqueles que cuidam de quem está doente, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Desse modo, objetiva-se apresentar um projeto de intervenção denominado Implantação do NATT: Núcleo de Acolhimento ao Trabalhador e Trabalhadora da Secretaria Municipal de Saúde de Breves – Pará, voltado para atender as demandas básicas de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da Secretaria Municipal de Saúde de Breves, a fim de diminuir problemas de saúde físico e mental dos mesmos. O referido projeto foi pensado a partir de um problema identificado como nó crítico da gestão dos sistemas e dos serviços de saúde do município, visa Implantar o Núcleo de Acolhimento ao Trabalhador e Trabalhadora da Secretaria Municipal de Saúde de Breves – PA (NATT), sob gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Para sua concretização foram feitas pesquisas no setor de Divisão de Recursos Humanos e de Planejamento. Este trabalho apresenta-se em um único capítulo intitulado de Implantação do NATT: Núcleo de Acolhimento ao Trabalhador e Trabalhadora da Secretaria Municipal de Saúde de Breves – PA discorre sobre um problema de gestão e sobre a deficiência dos serviços de saúde ofertados aos funcionários, bem como, a falta de acessibilidade aos mesmos. As motivações que deram origem a esse presente trabalho estão relacionadas às inúmeras afecções obtidas através das vivencias no cotidiano de trabalho, das leituras e atividades feitas durante o Curso de Especialização Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde e dos encontros presenciais e virtuais com os colegas de turma e com a tutora. O projeto implantado trará inúmeras melhorias ao sistema de saúde local, visto que os trabalhadores e trabalhadoras em bom estado de saúde renderão melhor profissionalmente e quem ganha com isso é a gestão e, principalmente, a população.

Palavras-chave


Projeto. Saúde. Trabalhador. Trabalhadora.

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Emenda Constitucional, Brasil. 3. Revisão Constitucional, Brasil. I. Título. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2008.

 

______. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil , nº 165, Seção I, p. 46-51, 24 de  agosto de 2012. Disponível em: <http://bvsms.saude. gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012. html>. Acesso em: 12 jun. 2013.

 

______. Portaria nº 1679/GM, de 19 de setembro de 2002. Dispõe sobre a estruturação da rede nacional de atenção integral à saúde do trabalhador no SUS e dá outras providências. Disponível em: <http://bvsms.saude. gov.br>. Acesso em: 12 jun. 2013.

 

______. Portaria nº 744 de 19 de junho de 2012. Dispõe sobre a Implementação do Fluxograma para Atendimento de Acidentes com Material Biológico, no período noturno, finais de semana e feriados, no âmbito do Estado do Para, e da outras providencias. Disponível em: <http://bvsms.saude. gov.br>. Acesso em: 12 jun. 2013.

 

LACAZ, F. A. C. Saúde do trabalhador : um estudo sobre as formações discursivas da academia, dos serviços e do movimento sindical. 1996. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

 

IBGE. População 2010. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=150180>. Acesso em 10 de julho de 2015.

 

PPI. Programação Pactuada e Integrada.  Disponível em: < http://www.saude.sp.gov.br>. Acesso em 17 de junho de 2015.

 

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Fundação Osvaldo cruz, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33s1/a09v33s1.pdf>. Acesso em 30 de agosto de 2015.

 

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia científica. São Paulo: Avercamp, 2006.