Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O atendimento na saúde pública: dimensões da comunicação interpessoal, da humanização e do capital social
Simone Alves de Carvalho

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Este artigo apresenta as dimensões da comunicação interpessoal, da humanização e do capital social dentro do ambiente de atendimento na saúde pública. O objetivo é demonstrar de que maneira a integração destes temas consolida um local saudável e agradável para trabalhadores e pacientes. A metodologia é o levantamento bibliográfico em livros e documentos disponibilizados na internet sobre os assuntos propostos. A qualidade no atendimento da saúde pública deve ser considerado prioritário, pois, ao garantir o direito básico à saúde, permite-se que a população tenha possibilidade de exercer seus direitos e deveres em outras esferas, como educação e trabalho, tornando-se um cidadão capaz e pleno. Para tanto, deve existir a preocupação com alguns aspectos que, embora não diretamente relacionados com a assistência médica, ou seja, profissionais do setor, equipamentos e imóveis, são fundamentais para que a qualidade proposta seja atingida. O ponto principal aqui são questões como a comunicação e a humanização dos serviços, que devem ser itens de preocupação do profissionais envolvidos. A tese de doutorado em andamento pesquisa indicadores que possam avalizar os trabalhos realizados nesses setores dentro da saúde pública, com base na Política Nacional de Humanização (PNH) e no conceito de capital social proposto por Bourdieu. O capital social pressupõe confiança entre os membros da rede; capacidade de estrutura social; e existência de fluxos informacionais e normas para reger o processo. O sistema público de saúde deve apresentar esses fatores para exercer seu trabalho de maneira satisfatória. Conclui-se que a comunicação, por sua vez, precisa de muita atenção, pois o ato de comunicar, por mais corriqueiro que possa parecer, demanda planejamento estratégico, mensagens objetivas e discursos alinhados com a realidade sociocultural de seus cidadãos. A comunicação pública deve ocorrer entre as instituições públicas e a sociedade, com o objetivo de promover a troca ou o compartilhamento das informações de interesse público, nesse caso específico, sobre questões de saúde, que vão desde campanhas de vacinação até as explicações detalhadas sobre cirurgias complexas.

Palavras-chave


comunicação interpessoal; humanização; capital social

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