Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
HUMANIZAÇAO ATRAVÉS DO TEATRO: A INTEGRALIDADE DO CUIDADO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE EM BELO HORIZONTE/MG
Thauana Mericcy Mota Santos, Douglas Barros Claudino, Luciana Alves Silveira Monteiro, Jaqueline Marques Lara Barata

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O uso de atividades lúdicas têm se mostrado como uma terapia alternativa para pacientes oncológicos uma vez que essas diminuem os efeitos negativos da hospitalização, aumentam a aceitação do tratamento, faz-se necessária a internação, seja para tratamento da própria evolução da doença, promovem a quebra da rotina, além de proporcionar maior interação entre os profissionais, familiares e pacientes, sendo o teatro uma delas. Crianças e adolescentes com câncer geralmente enfrentam um tratamento longo, desconfortável e doloroso, sendo necessário, mesmo que ambulatoriamente, sucessivas sessões de quimioterapia antineoplásica. Ademais, sabe-se que em alguns momentos faz-se necessária a internação, seja para tratamento da própria evolução da doença, seja para abordagem de possíveis efeitos da medicação recebida. Portanto, um período de estresse físico e emocional, para o paciente e seus acompanhantes por se encontrarem em um ambiente diferente de sua rotina habitual. Assim, o presente projeto tem por objetivo usar o teatro com a finalidade de diminuir o estresse em relação a doença e ao tratamento minimizando os efeitos físicos e emocionais durante a administração dos quimioterápicos no setor de quimioterapia de um hospital de grande porte na cidade de Belo Horizonte/MG. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um grupo de acadêmicos, do setor de Humanização, de um hospital de grande porte da cidade de Belo Horizonte/MG, que realiza três vezes por semana sessões de teatro com crianças e adolescentes do setor de quimioterapia da referida instituição. Essa atividade é realizada com fábulas através das quais os pacientes e seus acompanhantes são envolvidos como participantes da história. Após a encenação, é feita uma reflexão sobre os aspectos e assuntos apresentados pela história. RESULTADOS E IMPACTOS: O teatro para crianças e adolescentes no setor de quimioterapia faz com que os participantes trabalhem o imaginário dinamizando o ambiente e diminuindo o sofrimento durante o período hospitalar. Além disso, a atividade aproveita o tempo ocioso e oferece a oportunidade de transformar o mesmo em algo produtivo. O desenvolvimento de atividades lúdicas durante a administração dos quimioterápicos além de promover o relaxamento da criança, possibilita aos pacientes a potencialização em controlar situações enfrentadas individual e socialmente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a integralidade percebe-se a relevância da prática do teatro junto às crianças e adolescentes, uma vez que esta prática lúdica apresenta impacto positivo na terapêutica destes pacientes, promovendo uma reflexão tanto para os acadêmicos envolvidos no direcionamento da atividade lúdica, quanto para os pacientes. Além disso, os efeitos das práticas lúdicas dentro do setor de quimioterapia promovem ações inclusivas potencializado a qualidade e assertividade do cuidado.

Palavras-chave


Humanização; teatro; quimioterapia

Referências


DOMINGUES, Sílvia Valéria Beraldo et al. Sob o olhar da enfermagem: a essência da comunicação enfermeiro-paciente-família na humanização do processo quimioterápico. Rev. Moreira JR. v. 67. p. 26 e 27. Nov. SD.

 

MOTTA, Alessandra Brunoro; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Brincar no hospital: câncer infantil e avaliação do enfrentamento da hospitalização. Psicologia, saúde & doenças, 2002, 3 (1), 23-41.

 

MUSSA, Claudia e MALERBI, Fani Eta Korn. O impacto da atividade lúdica sobre o bem-estar de crianças hospitalizadas. Psicologia: Teoria e Prática. São Paulo.2008.