Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O ENSINO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS DE EXTENSÃO
Thamar Kalil Campos Alves, Juliana Rodrigues Bonifácio

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Pensarmos em Ensino em Saúde implica igualmente refletirmos, identificarmos e analisarmos a relação entre as práticas de formação dos profissionais da saúde e as vivências possibilitadas nesta formação em decorrência da tríade ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, o texto tem o intuito de apresentar algumas reflexões acerca da temática na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), situada no município de Diamantino-MG, por meio de um estudo sobre os projetos de extensão dos cursos de graduação da área da saúde. Tal iniciativa justifica-se pela percepção das autoras da extensão como meio de integração entre a formação técnica e a formação cidadã destes profissionais. Para o desenvolvimento desta pesquisa levantamos as seguintes problemáticas: como as ações extensionistas desenvolvidas por meio de projetos na área temática saúde tem permitido a ligação entre universidade e sociedade? Como os princípios norteadores do SUS são contemplados nestes projetos? Qual o papel da UFVJM para a melhoria da implementação e acompanhamento das políticas públicas de saúde locais/regionais? Como o futuro profissional da saúde reconhece em seu lócus de atuação as questões sociais que de alguma forma o caracteriza? Neste sentido, temos como objetivo analisar como os projetos de extensão favorecem, ou não, a formação dos profissionais da área da saúde na UFVJM e como estes projetos estabelecem, ou não, práticas dialógicas com a realidade, limites e problemas sociais locais/regionais. Para a construção deste projeto utilizamos no nosso referencial autores que tratam da temática, dentre eles: Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire, bem como marcos legais/oficiais, a exemplo, a Política Nacional de Extensão Universitária, com os quais dialogaremos no desenvolvimento da nossa pesquisa. Inicialmente faremos análise bibliográfica para que em seguida possamos dar início à análise documental de todos os projetos de extensão, bem como de extensão em interface com a pesquisa em desenvolvimento e registrados na Pró-reitoria de Extensão da UFVJM, no período de 2012 a 2015. Este recorte temporal justifica-se pela implementação da Política Nacional de Extensão Universitária em maio de 2012. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde e neste presente momento não é possível aferir resultados ou dar apontamentos concretos sobre como se efetiva as ações extensionistas desenvolvidas por meio de projetos de extensão na área temática saúde no campo da pesquisa que possibilitem a confirmação ou negação das problemáticas iniciais. Pretende-se como resultado desta investigação, desenvolver um instrumento de análise que se encontra em processo de estruturação.

Palavras-chave


Ensino; Saúde; Extensão Universitária

Referências


FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SANTOS, Boaventura S: A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.