Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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SALA DE ESPERA COMO INSTRUMENTO PARA MINIMIZAR O ESTRESSE E PROMOVER MUDANÇAS DE HÁBITOS NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG
Clarissa Silva Pimenta, Thauana Mériccy Mota Santos, Luciana Alves Silveira Monteiro, Jaqueline Marques Lara Barata

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: A humanização da assistência à saúde é uma demanda atual e crescente no cenário nacional e internacional, visto que as unidades de urgências e emergência possuem intensa demanda de atendimentos, essas exigências tornam-se motivo de estresse, o que pode dificultar o atendimento humanizado. Nesse sentido, a humanização busca promover a quebra desse contexto e consolidação de práticas voltadas para o acolhimento humanizado, com o intuito de garantir melhorias na assistência e valorização dos sujeitos envolvidos. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo aprimorar o processo de acolhimento e humanização através de sala de espera com abordagens sobre temas de relevâncias atuais na saúde, além de informar aos usuários sobre o funcionamento do setor de urgência e emergência de um hospital de grande porte na cidade de Belo Horizonte/MG. DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, de um grupo de acadêmicos do setor de humanização, que realiza sala de espera com os beneficiários e acompanhantes do setor de urgência e emergência de um hospital de grande porte de Belo Horizonte/MG. Os temas escolhidos são propostos de acordo com a demanda de saúde do setor e/ou acometimentos sazonais e esses são abordados de forma individual com entrega de cartilhas educadoras. RESULTADOS E IMPACTOS: A atividade de humanização voltada para beneficiários e acompanhantes no setor de urgência e emergência faz com que todos os envolvidos se sintam melhor acolhidos, bem como incentivados na promoção ao processo de autonomia dos sujeitos e do coletivo. Percebe-se que a atividade desenvolvida tem amenizado sentimentos, como angústia e ansiedade dos beneficiários causados pela espera e superlotação do serviço. Além disso, tornou-se possível desenvolver ações referentes à prevenção de doenças, promoção e recuperação de saúde, proporcionando melhor qualidade de vida aos beneficiários e acompanhantes, bem como, a troca de informações e saberes de todos os envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando o setor de urgência e emergência percebe-se que as atividades desenvolvidas permitiram tanto aos acadêmicos envolvidos, quanto aos colaboradores aprimorar no processo de reflexão sobre as práticas humanizadas, capaz de oferecer uma visão e uma vivência. Desta forma, durante o ambiente da sala de espera, ficou evidenciado que o acadêmico tem a oportunidade de utilizar esta ferramenta para prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor. Isso busca qualificar os serviços de saúde, pois nesse âmbito é permitido a estes futuros profissionais o conhecimento das reais demandas da população, bem como a busca por soluções para uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave


Sala de espera; humanização; acolhimento

Referências


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