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CONHECIMENTO DAS ADOLESCENTES SOBRE OS CUIDADOS ÍNTIMOS FEMININOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: A adolescência, faixa etária entre 10 e 19 anos, é o momento da vida caracterizada por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais (PROSAD, 2009). Deste modo, a adolescência é um período complexo e de considerável risco para a saúde, mas também pode ser um bom período para intervenções significativas, que contribuam com a promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis. A respeito dessa relevante contribuição, este trabalho foi realizado durante as atividades práticas do Estágio Vivencial de Educação em Enfermagem com o objetivo de desenvolvermos uma ação educativa com um grupo de adolescentes do sexo feminino e reunirmos informações acerca do conhecimento prévio das adolescentes sobre os cuidados íntimos de higiene pessoal e avaliar seu aproveitamento de aprendizagem sobre o tema. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo de caráter descritivo de abordagem quantitativa, com o objetivo de descrever o conhecimento das adolescentes sobre os cuidados íntimos femininos. O local de estudo foi uma escola de grande porte do município de Belém. A escolha deste local se deve ao fato de a mesma atender a demanda satisfatória de indivíduos que se enquadram nos critérios de inclusão, devido o número de adolescentes disponíveis no local e a necessidade de ações educativas na escola para esse público. A população que participou da ação educativa constava de adolescentes de ambos os sexos, onde todos participaram de todas as etapas. Porém, nossa amostra foi constituída por 25 meninas, com idade entre 12 a 19 anos, do ensino fundamental e do ensino médio, capazes de manter comunicação verbal, que estudam na respectiva instituição de ensino em que aceitaram participar da pesquisa, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. A partir da autorização dada pelos dirigentes da escola e dos responsáveis pelas adolescentes, a pesquisa foi realizada através da aplicação dos questionários A e B, que continham 10 perguntas fechadas relacionadas ao tema, e diferenciados apenas pela indicação das letras A e B. As questões do questionário A, foram respondidas de acordo com os conhecimentos prévios do grupo de adolescentes acerca dos cuidados íntimos femininos. Após recolher esses questionários, foi realizada uma atividade educativa com o objetivo de repassar informações sobre o assunto abordado e esclarecer as possíveis dúvidas. Essa ocorreu na forma de um Talk Show, onde havia dois apresentadores que conduziam a atividade, uma assistente de palco que cuidava da logística, quatro universitárias para repassar informações sobre o assunto e esclarecer as dúvidas, e a plateia formada pelos alunos. Para a realização da atividade havia dois jogos da memória, um para ser usado com o grupo das meninas, e outro para ser usado com o grupo dos meninos. Cada jogo da memória continha dez figuras de peças íntimas coloridas que formavam cinco pares (calcinhas para as meninas e cuecas para os meninos). Cada par possuía uma situação problema, ou seja, cada grupo teria cinco casos para solucionar. Para finalizarmos a atividade, as dúvidas foram esclarecidas e houve a aplicação do questionário B. Com estes dois aplicativos foi avaliado o percentual de absorção das orientações repassadas. RESULTADOS: A análise dos dados do presente trabalho teve caráter quantitativo, onde foram consideradas as respostas do questionário A e B aplicados as adolescentes da amostra. Foram analisados comparando a quantidade de acertos antes e após a ação educativa. Por intermédio da observação do questionário A, notou-se que as adolescentes apresentavam um conhecimento deficiente acerca do tema abordado. Todavia, a análise do questionário B, feito após a ação educativa, revelou que as mesmas tiveram um rendimento satisfatório em relação à temática abordada, ressaltando a necessidade de tais atividades, conferindo-lhes a oportunidade de serem ativas no processo de envolvimento com sua educação e saúde, uma vez que o mau hábito de cuidados íntimos na adolescência pode constituir risco de grau variável para comprometimento do projeto de vida e até da própria vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação em saúde é uma ferramenta indispensável, na formação e adoção de medidas que visam à promoção de conhecimentos sobre cuidados íntimos de forma individual e coletiva e que tem como finalidade o seu bem estar. No estudo realizado optou-se por aplicar um questionário, sendo que esta metodologia favoreceu a observação dos sujeitos da pesquisa, no sentido das manifestações dos seus conhecimentos evidenciados através das opções de cada questão. Foi de grande importância a realização deste trabalho tanto para o nosso desenvolvimento acadêmico quanto pessoal, pois mostrou-nos os caminhos pelos quais a educação pode percorrer para contribuir na redução das doenças relacionadas aos maus hábitos de higiene íntima, podendo assim, no decorrer de nossa vida acadêmica, desenvolver atividades educativas e outros trabalhos voltados para essa temática.
Palavras-chave
Adolescentes; Educação; Adolescente- saúde e higiene
Referências
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria Nacional de programas Especiais de Saúde. Programa de Saúde do Adolescente – PROSAD. Brasília, Nov.2009