Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DA CRIANÇA INTERNADA NO AMBIENTE HOSPITALAR “ABCG” – SANTA CASA
Maria Aparecida de Oliveira do Amaral, Mari Sandra Rodrigues Aquino Maschio, Maria José dos Santos, Vera Aparecida Varzim Cabistany

Última alteração: 2016-03-15

Resumo


RESUMO: Enfatizar a importância do acompanhamento pedagógico por parte da equipe de professores da classe hospitalar durante a internação do aluno/paciente colaborando na sua recuperação e promovendo o vínculo do aluno com a escola, esclarecendo à família a importância da permanência do aluno continuar matriculado na escola usufruindo de seus direitos estabelecidos em lei garantindo seu processo de escolarização, oferecer dentro do ambiente hospitalar um espaço adequado para o desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem objetivando efetivar o sistema educativo na formação do individuo levando-o a compreender a realidade por meio de suas experiência e as práticas realizadas no leito hospitalar. METODOLOGIA: A elaboração deste relato de experiência tem a intenção de levar ao público a conhecer o trabalho desenvolvido da classe hospitalar, é apresentado em alguns momentos por parte do aluno alguns transtornos emocionais causados pela internação assim como  a raiva, insegurança, incapacidade e frustração que podem prejudicar na recuperação do paciente, porém o processo de ensino-aprendizagem é desenvolvido através da equipe de educadores comprometida na execução dos conteúdos pedagógicos através de atividades planejadas e adaptadas conforme as especificidades individuais de cada aluno preparando-o para sua rotina escolar, considerando que a escola é o espaço privilegiado de socialização e de produção de conhecimento na qual assume uma função essencial de formação e de transmissão de todo o conhecimento com a utilização de recursos como brinquedos, livros de literatura, dramatizações, músicas, jogos pedagógico-recreativos, computador (softwares educativos), atividades escritas e lúdicas. HISTÓRICO DO ATENDIMENTO: A Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande- MS é considerada a quarta maior instituição, desse grupo filantrópico, no Brasil. em 1996, o serviço de atendimento educacional na Classe Hospitalar Santa Casa teve início em parceria com a Secretaria de Educação de Estado com a instituição. Primeiramente foi cedida uma pedagoga para o setor de pediatria (6º andar) no horário vespertino logo depois, o atendimento pedagógico passou a funcionar em uma pequena sala de recreação do setor de psicologia, sob a responsabilidade da pedagoga. Em 1997, o atendimento se estendeu ao Centro de Tratamento de Queimados, 2ª andar em 2007 o serviço foi ampliado, também a psiquiatria e oncologia, destinando novos profissionais para os respectivos setores. A Classe Hospitalar Santa Casa desenvolve seu trabalho pedagógico educacional nos setores de Pediatria, UTI Infantil, Hemodiálise, Oftalmologia, Cirurgia Plástica, Queimados, Cardiologia, Neurologia, Maternidade e Psicologia. Com a vinda dos computadores o atendimento pedagógico pode se valer de mais de uma ferramenta educacional, onde os alunos passam a sentir satisfação na aprendizagem. Com este atendimento a criança ganha atenção individualizada ou em grupo com professores capacitados, jogos pedagógicos, conteúdo escolar atualizado, quebra da rotina, amenizando o impacto da hospitalização, reduz a evasão escolar e repetência além de melhorar a sua auto-estima. A classe hospitalar atende a alunos matriculados ou não no ensino regular nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental e médio das escolas estaduais, municipais e particulares de Mato Grosso do Sul, outros estados e países vizinhos. As aulas são planejadas para atender as necessidades pedagógicas e educacionais dos alunos, respeitando o ano ao qual estão matriculados, suas condições de saúde e manter vínculo positivo nas relações e para isso são utilizados brinquedos, livros de literaturas, jogos pedagógicos, recreativos, computador, vídeos, atividades escritas, produções artísticas sobre datas comemorativas e discussões dos temas transversais. Faz-se o envio para a escola de origem das atividades desenvolvidas pelos alunos e elabora-se relatório do desempenho desses pacientes que permanecem internados no período superior a sete dias, além das orientações e encaminhamentos para alunos que estão fora da escola para o ensino comum ou atendimento domiciliar. O atendimento também é feito na sala de recreação (brinquedoteca), que se localiza no 6ª andar, nesse espaço é desenvolvida atividades lúdicas, recreativas e pedagógicas, em que prepara a criança para enfrentar as necessidades afetivas e os conflitos normais da própria idade. Quando a patologia impossibilita a ida da criança na sala pedagógica, este atendimento é realizado no leito, sendo um trabalho individualizado, mediante as condições do aluno/paciente respeitando seus limites patológicos. Este serviço existe desde 1996, no Setor de Pediatria, estendendo-se em 1997, ao Setor de Queimados. O PAPEL DE O PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR: O profissional que trabalha na área de saúde deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do aluno/paciente o pedagogo possui um papel muito importante e vem conquistando seu espaço e a classe hospitalar é um desses espaços. A educação é fundamental e deve estar presente sempre independente das condições que a pessoa se encontre, pensando nisso, o educador deve buscar novas formas, inovar e incrementar para assim conseguir estimular a aprendizagem em alunos/pacientes que de alguma forma, por estarem em um ambiente estranho sentem-se fragilizados. A respeito do papel do professor que atua no hospital, Ceccin e Fonseca in “O trabalho pedagógico-educacional em classe hospitalar”, enfatizam que a classe hospitalar requer professoras com destreza e discernimento para atuar com planos e programas abertos, móveis, mutantes, constantemente reorientados pela situação especial e individual de cada criança ou adolescente sob atendimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pedagogia hospitalar acontece de forma articulada entre professor/aluno, mãe e equipe multiprofissional, buscando a construção do conhecimento em uma prática permeada por valores humanos. Com o objetivo de oportunizar as crianças hospitalizadas experiências variadas suscitando atividades favoráveis ao seu desenvolvimento, provendo assim, sua autonomia, seu senso de responsabilidade, a expansão de potencialidades e o equilíbrio emocional, bem como o desenvolvimento intelectual, social e afetivo em interface co os demais processos de tratamento de saúde das crianças atendidas neste hospital.

Referências


REFERÊNCIAS

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Artigo 4º, Lei Federal 8.069/99.

 

BRASIL.Congresso nacional.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. n. 9394, de 20/12/1996.

 

Ministério da Educação. RESOLUÇÃO CNE/CEB/n 02 /2001, de 11 de Setembro de 2001.

 

FONSECA.Eneida Simões. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. 2.ed. São Paulo: Memnon, 2008.

 

FONSECA.Eneida Simões. Classe Hospitalar: ação sistemática na atenção as necessidades pedagógico – educacionais de crianças. Artigo. Temas sobre o Desenvolvimento, v.8,n.44,p.32-37,1999.