Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O TEATRO NO ENSINO EM SAÚDE: atuando e aprendendo
JAIR BRITO DA COSTA, KÁRISTON EGER DOS SANTOS, EDNÉIA ALBINO NUNES CERCHIARI

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: As artes dramáticas sempre fizeram parte do contexto social das civilizações; sendo utilizadas como forma de agradecimento e adoração a seus deuses ou para simbolizar os ritos de passagem de fases da vida de seus membros. A necessidade de representar, sempre esteve presente na história da humanidade, expressando suas emoções e sentimentos em ações religiosas e/ou culturais, sendo utilizada posteriormente como atividade voltada ao entretenimento, informação ou crítica social. Assim como a arte, a ciência sempre teve sua representatividade e importância validadas junto à sociedade; podendo ser dito, inclusive, que as duas sempre caminharam juntas. Desde os tempos de Platão, o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar. Historicamente, as atividades de expressão dramática eram estudadas e centradas com valores didáticos, ou seja, o teatro era utilizado para formar o caráter e a personalidade do homem. O teatro como ferramenta educacional é uma conquista recente e ainda pouco explorada, limitada muitas vezes ao caráter recreativo da transmissão de informações a fim de disseminar conteúdos de disciplinas diversas e no intuído do desenvolvimento de objetivos pedagógicos amplos como, por exemplo, o desenvolvimento da “criatividade”1. A pedagogia do teatro remete às teorias contemporâneas de estudos críticos-culturais; tais como o feminismo e o pós-modernismo. Neste tipo de abordagem teatral, educadores e estudantes empregam convenções que desafiam, resistem e desmantelam sistemas de privilégio criados pelos discursos dominantes e práticas discursivas da moderna cultura ocidental, fazendo com que esta prática da ação dramática crie espaços e possibilidades para moldar a consciência crítica, sensíveis à pluralidade, diversidade, inclusão e justiça social, propiciando a construção de um cidadão/ator protagonista na transformação de sua realidade. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar as possibilidades educacionais da utilização do teatro como ferramenta pedagógica para o ensino em saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Para a produção deste estudo foi realizada a revisão da bibliografia em forma de revisão integrativa. Tal instrumento é caracterizado pelo potencial de integrar estudos de várias áreas de conhecimento, combinando o rigor da revisão sistêmica com a possibilidade da utilização de dados da literatura empírica e teórica direcionados à definição de conceitos, identificação de lacunas nas áreas de estudos, revisão de teorias e análise metodológica dos estudos sobre um determinado tema. A combinação de pesquisas com diferentes métodos, na revisão integrativa, amplia as possibilidades de análise da literatura em relação a seu impacto positivo ou não sobre o objeto do estudo, facilitando a assimilação do conhecimento, potencializando uma análise crítica, tanto de quem produz quanto de quem consome este produto (estudo). Para tanto, foram pesquisadas a bases de dados Lilacs, Scielo e PubMed, com os seguintes descritores: teatro educação; ferramentas pedagógicas; teatro como ferramenta educativa; teatro no ensino em saúde. A pesquisa se limitou a trabalhos publicados em língua portuguesa, que não se caracterizavam por revisão de literatura e desenvolvidos nos últimos quinze anos, ou seja, trabalhos publicados entre 2001 e 2015, da mesma forma trabalhos que não se encaixaram nestes requisitos foram descartados. RESULTADOS: A utilização do teatro como instrumento pedagógico baseia-se em trazer para a sala de aula, tanto na escola quanto em projetos de extensão, técnicas do teatro a fim de aplicá-las na comunicação do conhecimento, propiciando a vivência “real” da problemática do assunto. As possibilidades do teatro como um instrumento pedagógico são conhecidas; esteja o estudante como espectador (ator passivo) ou como protagonista (ator ativo), visto que tal ferramenta é um excelente meio para vivenciar um determinado tema ou impactar emocionalmente o espectador, gerando reflexões sobre determinada questão educacional. Esta é, portanto, nossa proposta de intervenção, ou seja, a utilização do teatro pelo educador, neste caso, no ensino em saúde. A arte é libertadora.  Dentre as artes o teatro é, sem dúvida, expressão libertadora por excelência. Possibilita “re/viver” sentimentos e situações sem barreiras de tempo e espaço, vivenciar fatos reais ou do imaginário do autor, propiciando o resgate do indivíduo e da sociedade2. Neste contexto, as práticas voltadas ao ensino em saúde devem se apoderar das técnicas próprias do fazer teatro no sentido de tornar presente e vivo a inserção do estudante no mundo dos cuidados com a saúde. As teorias pedagógicas de cunho crítico preconizam o ensino que leve em consideração o contexto histórico do sujeito (estudante)3, desta maneira, as práticas voltadas ao ensino dos cuidados com a saúde, ao se apropriarem de um fato que seja de interesse da comunidade, favorecem o desenvolvimento desta temática de forma reflexiva com os sujeitos envolvidos, criando soluções em conjunto, por meio da vivência teatral de tal fato4. Pode-se utilizar, por exemplo, o consumo de álcool ou outras drogas por menores ou ainda a obesidade infantil, problematizar tal tema com a comunidade, levantar casos conhecidos junto aos estudantes, trabalhar suas causas, efeitos e possíveis soluções. O próximo passo seria a montagem do espetáculo e o direcionamento ao tipo de público. Com isso teríamos a efetivação da prática do ensino em saúde de forma significativa para dada comunidade, por intermédio do teatro, no sentido de tornar vivo ou visível tal fato, seus desdobramentos sociais e possíveis soluções ao mesmo. Ao ser incorporado ao processo de criação da cena pedagógica, o estudante toma para si a corresponsabilidade do ato educacional5, tornando-se ator ativo do processo ensino-aprendizagem, vendo em si um “ator” social ativo e com reais possibilidades transformadoras de sua realidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O educador deve ter claro que o teatro é arte, e como tal seu objetivo é o sentimento de aceitação em relação ao seu tema, desta forma, quanto maior o envolvimento da comunidade com a temática do teatro, maior a possibilidade desta aceitação. Na escola ou projetos de extensão, é possível que os estudantes vejam no teatro uma nova e dinâmica alternativa de aprendizagem, atraídos pela natureza participativa e autoral da oportunidade de vivenciar novas e reais situações e personagens no “palco”. Fica evidente, com este estudo, que a utilização do teatro como ferramenta pedagógica aplicada ao ensino em saúde pode ser muito eficaz para a aprendizagem dos temas relacionados aos cuidados com a saúde, consolidando-se como uma estratégia alternativa e viável para a produção e disseminação do conhecimento. 

Palavras-chave


Teatro; ferramenta pedagógica; ensino em saúde

Referências


1. Japiassu, RO Vaz. Jogos teatrais na escola pública. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, v. 2, Dezembro 2001.

2. Coelho, J L L. Teatro a partir da comunidade. Rio de Janeiro: Papel Virtual S.A., 2003.

3. KOUDELA, Ingrid Dormien. A encenação contemporânea como prática pedagógica. In: Urdimento Revista de Estudos em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. v. 1, n. 10, Florianópolis, 2008.

4. MARTINS, G. S. L. O ensino do Teatro para além de um mero entretenimento. In: Revista científica /FAP. v.1, jan./dez. 2006, Curitiba, Imprensa Oficial do Paraná, 2006.

5. Bonfitto, M. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.