Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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MONITORIA ACADÊMICA EM ENFERMAGEM COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS
FABIO PEREIRA SOARES, JACIELY GARCIA CALDAS, FERNANDA DA SILVA LIMA, ELIVELTON BARRETO FARIAS, ANDREIA PESSOA DA CRUZ

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A monitoria acadêmica tem se mostrado nas Instituições de Educação Superior (IES) como um programa que deve cumprir, principalmente, duas funções: iniciar o aluno na docência de nível superior e contribuir com a melhoria do ensino de graduação. Por conseguinte, ela tem uma grande responsabilidade no processo de socialização na docência universitária, assim como na qualidade da formação profissional oferecida em todas as áreas, o que também reverterá a favor da formação do futuro docente (NUNES, 2005). OBJETIVO: relatar a importância da monitoria na Enfermagem durante experiência vivenciada na disciplina de Introdução à Enfermagem com os alunos do 2º Semestre do curso, na faculdade de Enfermagem/ UFPA. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este estudo trata-se da descrição das vivências na monitoria de Introdução à Enfermagem do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, no período compreendido entre os meses de março a julho de 2015. Durante essa disciplina atuamos como corpo auxiliador dos professores da grade curricular, vivenciando tanto as aulas teóricas como as práticas. Nas atividades teóricas ministramos aulas referentes aos conteúdos programáticos, correção de trabalhos e provas, além de orientar os alunos na construção de seminários e TCAC (Trabalho de Conclusão de Atividade Curricular). Nas atividades práticas atuamos auxiliando os alunos nos primeiros “contatos” da assistência de enfermagem (Verificação de Sinais Vitais, Banho no leito, teste de Glicemia, exame físico, anamnese e injetáveis), sempre na supervisão dos professores, como forma de ensino e aprendizagem. Através dos TCAC’s os alunos desenvolveram ações educativas, onde posteriormente construíram relatos de experiência por meio de resumos para serem submetidos a eventos científicos, incentivando desta maneira na formação desses alunos à produção cientifica de trabalhos com a orientação dos monitores juntamente com os professores. O acompanhamento da construção do relato dá-se desde a elaboração do plano da ação, até a conclusão e apresentação do mesmo. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Através da monitoria houve uma participação mais efetiva entre os alunos e professores, onde os monitores atuavam como instrumento facilitador nas aulas teóricas e práticas, influenciando um contato maior entre alunos e os temas abordados, já que cada monitor ficava responsável por um grupo de alunos. Desta forma, os professores conseguiram repassar todos os conteúdos programáticos da disciplina, os monitores puderam vivenciar a docência como forma de ensino-aprendizagem e os alunos obtiveram uma maior absorção dos conhecimentos, demonstrando interesse e satisfação positiva durante as atividades elaboradas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto a monitoria é importante para a vivência da prática docente, onde se estabelece uma troca de conhecimento entre professor-orientador e estudante-monitor onde ambos são beneficiados, permitindo ampliar conhecimentos e a formação docente.

Palavras-chave


Monitoria; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem

Referências


NUNES, J. B. C. Monitoria Acadêmica: Espaço de Formação, 2º Seminário de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Outubro, 2005.