Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O VINCULO COMO POTENCIALIZADOR DO CUIDADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE - PET SAÚDE NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI
Silmaria Bandeira do nascimento

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Este trabalho emergiu da experiência no programa de educação pelo trabalho na saúde- PET-saúde na cidade de Parnaíba, no período de agosto de 2013 a agosto de 2015, e proporcionou a um grupo de estudantes e preceptores de diversos cursos, a aproximação dos mesmos com os agentes de saúde de uma unidade básica em que estávamos imersos e com a comunidade. Tendo como Objetivo descrever as práticas de cuidado no trabalho dos profissionais agentes de saúde a partir das relações de vínculo estabelecidas entre a comunidade e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado no período de agosto de 2013 a agosto de 2015, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Parnaíba-PI. As atividades eram realizadas duas vezes na semana em horários pré-estabelecidos com a equipe. Foram realizadas visitas domiciliares, reuniões com a equipe e rodas de conversa, sempre supervisionadas e previamente planejadas com preceptores e tutores do projeto. A experiência vivenciada no projeto revelou a importância do vínculo entre os usuários e os ACS para o sucesso de ações de saúde, tendo ficado evidente este vínculo a partir da relação de confiança que muitos usuários demonstraram ter com os ACS. Entretanto, muitos foram os entraves vivenciados pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), por conta de mudanças constantes de profissionais na UBS, dificultando o vínculo entre a comunidade e o restante da equipe. Notou-se, portanto que a construção de vínculos entre profissionais e usuários facilita ações de prevenção a doenças e agravos. Diante das dificuldades encontradas durante o percurso, este programa proporcionou uma maior contribuição com o processo de formação dos alunos ainda na graduação. Dessa forma a experiência do PET-SAÚDE permitiu-nos compreender a importância dos afetos e das relações nos processo de trabalho em equipe como algo que potencializa a produção de autonomia e fortalece os laços entre os profissionais a fim de promover o cuidado em saúde proporcionando aos estudantes, preceptores e tutor o desenvolvimento de um olhar atencioso sobre a relação de afeto entre profissionais e usuários como potencializador do cuidado.

Palavras-chave


Vinculo; Cuidado; Saúde

Referências


YASUI, S. A atenção psicossocial e os desafios do contemporâneo: um outro mundo é possível. Cad. Bras. Saúde mental, v.1, n.1, jan-abr, 2009.

FIGUEIREDO, M.D; FURLAN, P.G. O subjetivo e o sociocultural na produção de saúde e autonomia. In: CAMPOS, G.W.S; GUERREIRO, A.V.P.( org). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Editora Hucitec, 2008. p. 154-168.

GONDIM, M. M. G.; MONKEN, M.; ROJAS, I. L.; BARCELLOS, C.; PEITER, P.; NAVARRO, A. M. B. M; GRACIE, R. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. Território, ambiente e saúde. Rio de janeiro, Fiocruz, 2008.

SANTOS, L. A.; RIGOTTO, M. R.; Território e territorialização: Incorporando as relações de produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trabalho, educação, saúde, v.8, n.3, p.387-406, nov.2010/fev.2011.