Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO PROJETO EXERCITANDO NA ATENÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS
Giannina do Espírito Santo, Diogo Gonçalves de Souza de Oliveira, Franklin Raniery, Luiza Costa, Claudia Paulich, Renata Vasconcelos, Philippe Rohan

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Ensino, pesquisa e extensão são o tripé de uma formação afinada com o contexto social. Essa associação está presente através do Projeto Exercitando na Atenção Básica (PEAB), que proporciona a oportunidade de práticas corporais para a população assistida de um Centro Municipal de Saúde localizado no município do Rio de Janeiro, parceiro do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tal associação tem a possibilidade de ampliar o cuidado dos usuários da unidade básica assistida. Este fato foi evidenciado por Ferreira et al. (2012), que revelam a importância da integração ensino-serviço-comunidade, favorecendo a serviços mais qualificados, com possibilidades de trabalho na perspectiva da promoção da saúde e maior aproximação das reais necessidades do SUS. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos usuários das práticas corporais/atividades físicas realizadas no PEAB em relação à sua participação no projeto, após um ano de criação deste grupo. Trata-se de uma pesquisa com característica quantitativa descritiva, onde foi utilizado um questionário com questões fechadas. Para a análise das variáveis foi utilizada a estatística descritiva, realizada em planilha de cálculo Microsoft Excel 2010. Em relação à ética em pesquisa, este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNISUAM. Participaram 42 usuários, sendo apenas um do sexo masculino A média de idade foi de 65,3 anos, sendo 65 a 84 anos a faixa etária predominante (61,9%, n=26). Do lar (42,9%, n=18) foi à profissão mais recorrente, 38,1% (n= 16) usuários não concluíram o ensino fundamental e 69% (n=29) mencionaram que as informações para realização dos exercícios físicos estão completamente disponíveis. O mesmo está relacionado à segurança na orientação para sua realização (88,1%, n=37). Os usuários afirmaram estar muito satisfeitos com o programa de treinamento (73,8%, n=31) e com o estímulo para praticá-lo (88,1%, n=37). No que diz respeito ao conforto das instalações, 38,1% (n=16) estão satisfeitos. Saúde e estética foram classificadas como muito satisfeito (54,8%, n=23 e 45,2%, n= 19, respectivamente) e a qualidade de vida como nem satisfeito nem insatisfeito (52,4%, n=22). Para Mendes e Carvalho (2013, s/p) “a interlocução entre a Clínica Ampliada e as práticas corporais favorece a produção de ações mais próximas das necessidades das pessoas e dos princípios do SUS”. Podemos concluir que a avaliação do grupo foi positiva em relação aos profissionais e ao tipo de trabalho realizado, entretanto, no que tange à infraestrutura, há uma avaliação negativa, fato que pode estar associado ao único espaço disponível para o projeto, uma praça de esportes sem cobertura.

Palavras-chave


Práticas corporais; Ensino-serviço-comunidade; Atenção Básica à Saúde.

Referências


FERREIRA, V. S. et al. PET-Saúde: uma Experiência Prática de Integração Ensino-serviço-comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, Supl. 2, p. 147-151, 2012.

MENDES, V. M.; CARVALHO, Y. M.  Práticas Corporais No Centro De Saúde Escola (CSE) Geraldo Horácio De Paula Souza/Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP). In: IV CONICE (Congresso Internacional de Ciências do Esporte), 2013, Recife. Anais... Brasília: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), 2013.